29 maio 2020
Augusta Serrano;
Fadistices
20:00-21:00

Alandroal

“Contos no Património” animaram fim de tarde no Alandroal (c/som e fotos)

Reportagens 19 Jun. 2017

O Castelo de Alandroal recebeu na passada sexta-feira, dia 16 de Junho, um evento inserido no projeto “Álentejo em cena”, designado “Contos no Património”, no qual estiveram em palco Carlos Marques, Luzia do Rosário e Rodolfo Castro.

A Rádio campanário acompanhou o evento e falou com os contadores de histórias, nomeadamente Carlos Marques, que começou por referir que o que se tenta recuperar nestes serões de histórias é a “ideia romântica ou poética do que é que seria um contador de histórias de antigamente”.

Segundo o artista, os contos “edificam (…) uma identidade de todos nós enquanto portugueses” e procura conseguir que as pessoas “adquiram mais ferramentas para o seu dia-a-dia”.

Também Rodolfo Castro, contador de histórias natural da Argentina, falou á RC dizendo que confronta as pessoas “com outra cultura”, mencionando ideias, histórias e pensamentos que “são diferentes dos habituais”, ajudando assim “á reflexão e a valorizar o que é de cada qual”, como refere.

O contador de histórias argentino disse ainda á RC que começou a contar histórias na capital argentina, Buenos Aires, há 25 anos, acrescentando que andou pela América Latina, onde se profissionalizou.

Luzia do Rosário, que também esteve em palco para contar as suas histórias, disse á RC que começou a contar histórias “um bocadinho antes de começar a trabalhar”.

Foi “na rua” e “no poial das casas” que ouvia e começou a contar histórias, referindo que ao começar a trabalhar na Biblioteca, em Beja, “houve essa necessidade de começar a contar histórias como forma de mediação de leitura”.

Segundo a contadora de histórias, os contos são “uma transmissão de valores” e “na nossa vida, são transformadores”, mencionando que em momentos menos bons “os contos também foram terapêuticos”.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31