14 outubro, 2019
 

Vila Vicosa

Dezenas de pessoas participaram em ação “Mime o Seu Coração”, em Vila Viçosa (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 24 maio, 2017

“Mime o Seu Coração” é o tema do mês de maio, no concelho de Vila Viçosa.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Vila Viçosa, em parceria com a Unidade de Cuidados na Saúde, promoverá ao longo do dia 24 de maio, uma ação de sensibilização em Vila Viçosa e nas freguesias rurais, para a prevenção das doenças cardiovasculares.

A Rádio Campanário esteve presente no evento que decorreu em Vila Vilosa na parte da manhã, seguindo-se Bencatel, S. Romão e Pardais.

Ana Rocha, vereadora da entidade promotora, diz que esta é uma ação que visa “sensibilizar as pessoas, não só para os problemas de saúde, mas também para a importância da prática de desporto”.

É realizada uma aula de educação física ao ar livre, seguindo-se “alguns rastreios a nível da tensão arterial e também da diabetes”.

Cláudia Xavier, enfermeira no Centro de Saúde de Vila Viçosa, declara que “as doenças cardiovasculares são das principais causas de morte em Portugal”, nomeadamente AVCs, diabetes e hipertensão.

Diz que, ao nível da comunidade, o trabalho do CC consiste em “alertar para as medidas de prevenção, para os fatores de risco, fazer rastreios”, assim como incentivar as populações à vigilância regular da saúde, junto do médico de família.

A enfermeira alerta que, embora as doenças cardiovasculares “tenham uma grande componente hereditária”, o estilo de vida também tem influência, pelo que aconselha a adoção de estilos de vida e de alimentação saudáveis.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31