13.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Elvas: Assinado memorando na área da Saúde para partilha transfronteiriça de conhecimentos e experiências (c/som e fotos)

Na manhã desta quarta-feira, dia 4 de julho, foi assinado em Elvas, um Memorando de Entendimento sobre Cooperação Transfronteiriça em Saúde, entre o Alentejo e a Estremadura Espanhola, através da ULSNA (Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano), Junta da Estremadura e o Município de Elvas.

Serão agora constituídos grupos de trabalho, que determinarão as áreas e as formas em que ocorrerá a troca de experiências e de conhecimento que o memorando contempla, explica João Moura dos Reis, presidente do Conselho de Administração da ULSNA.

Esta partilha de conhecimento entre profissionais de ambos os lados da fronteira, resultará numa “melhor prática da medicina”, defende.

José Vergeles Blanca, conselheiro de Saúde e Políticas Sociais da Junta da Estremadura, aponta como um dos temas fundamentais, os cuidados continuados, considerando o envelhecimento da população registado de ambos os lados da fronteira.

Este tema surge como um desafio comum, em que muitas vezes, declara, se regista uma permanência desnecessária nas unidades hospitalares.

A troca de conhecimentos e de experiências entre profissionais dos dois lados da raia, permite servir melhor os utentes.

A cooperação transfronteiriça permite o acesso a fundos comunitários, que possibilitarão a atualização da tecnologia existente, que se encontra obsoleta.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, em declarações à RC, afirma que este surge como mais “um passo importante […] para que esta região seja fortalecida pela cooperação”.

O estabelecimento de estas e outras parcerias semelhantes, permitem estabelecer um contexto facilitador “para que as entidades possam falar umas com as outras”. Esta “facilitação em termos de entendimento em várias áreas” entre os dois lados da fronteira, foi a razão pela qual foi criada a Eurocidade (Elvas, Campo Maior e Badajoz), aponta.

Podendo não se verificar “uma melhoria direta” ao serviço prestado ao utente, a troca de conhecimento surtirá uma melhoria do serviço prestado.

 

{gallery}Elvas_memorando{/gallery}

Populares