13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Em Casa Branca cumpriu-se a tradição da «Serração da Velha» (c/som e fotos)

Na noite desta quarta-feira, dia 14 de março, cumpriu-se a tradição em Casa Branca (Sousel), com a Serração da Velha, pelo Rancho Folclórico «As Mondadeiras».

Os utentes do Centro Social Adriano Rovisco dos Santos, em Casa Branca, assim como várias albidomenses, receberam à sua porta a visita deste grupo, cuja canção trocista visa “dar-lhes vida”, explica à RC, José Júlio Mouquinho, presidente do rancho de Casa Branca.

«Vai haver intimação, à Ordem do Juiz de Cabrela. Esta noite, à meia-noite, vais levar uma serradela!» – assim é declamado depois de uma forte batida na porta das octogenárias e nonagenárias da localidade. Ao chegarem à porta, deparam-se com um grupo que, acompanhado por um acordeão, cantam como lhe vão “serrar os ossos”, numa serradela «que arrepia e mete dó», simulando o som com um reco-reco, apontando-lhes como estão «desgraçadas», e que «vão morrer».

A serração é “para que no próximo ano possamos la voltar a serrá-la e fazer com que ela viva quantos mais anos, melhor”, explica. E também “as velhotas tinham uma canção para responder a gente”, havendo ainda quem brindasse os seus visitantes com comes e bebes.

Esta tradição folclore tem lugar numa noite entre o Carnaval e a Páscoa, sendo inicialmente realizado apenas por homens, que batiam às portas dos domicílios, por volta da meia-noite, nem sempre sendo bem-recebidos pelas velhotas e pelos seus maridos, tendo “depois de fugir, até da própria GNR”.

Tal como acontece com todas as tradições, “começa a ficar esquecida”, tendo sido posteriormente recriado pela associação local Juventude da Planície, e depois e até à atualidade pelo rancho «As Mondadeiras».

 

 

 {gallery}casa_branca_serracao{/gallery}

Populares