Estremoz

Estremoz: Associação de Espinheiro realiza Tradicional Matança do Porco visando reviver “o convívio que havia nas famílias” (c/som e fotos)

Reportagens 28 Jan. 2019

Decorreu no passado sábado (26 de janeiro), em Espinheiro (freguesia de São Domingos de Ana Loura, Estremoz), a Tradicional Matança do Porco, organizada pela Associação Cultural e Recreativa Nova Geração.

Em declarações à RC, João Monteiro, presidente da associação, aponta que o objetivo da iniciativa que vai na sua 4ª edição, é reviver “o convívio que havia nas famílias na matança tradicional”.

“É um sucesso muito garantido para uma associação tão pequena como a nossa”

Na edição de 2018 foram servidas “ao longo do dia, cerca de 400 refeições”, esperando que este ano, como se tem vindo a registar, haja novamente um aumento no número de visitantes. Estes provêm não apenas do concelho, como de vários pontos do país e até de Espanha, aponta.

João Monteiro destaca o grande número de visitantes, considerando tratar-se de “uma associação bem pequena” numa localidade também pequena.

A iniciativa conta com uma parceria com a Associação de Veículos Clássicos de Estremoz, decorrendo uma concentração, e com o apoio logístico do Município de Estremoz.

Márcia Oliveira, vereadora da Câmara Municipal de Estremoz, destaca a importância do evento para relembrar tradições “e aproximá-las das nossas gentes”.

A Tradicional Matança do Porco, em Espinheiro, “é um evento que tem vindo a crescer”, contando para tal com o apoio logístico do município.

“É uma forma de mostrar as nossas tradições e de as manter vivas”

A vereadora destaca ainda a “grande dinâmica em termos de associativismo” que o concelho de Estremoz tem.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31