Elvas

Eurocidade “tem obrigação de desbloquear muito do que estava bloqueado administrativamente”, diz ministro Pedro Marques (c/som e fotos)

Reportagens 04 maio 2018

Foi assinado esta quinta-feira (3 de maio) o protocolo para a criação da eurocidade entre os municípios de Elvas, Campo Maior e Badajoz, uma cooperação que “aproxima os territórios e concretiza, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de investimentos e candidaturas conjuntas”, realçou o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

Segundo o governante, o protocolo assinado no Auditório São Mateus em Elvas tem “todo o suporte” dos Governos de Portugal e Espanha, pois representa “uma visão que se concretiza através de projetos no terreno”.

Questionado sobre a ligação ferroviária Sines – Caia, depois de ter feito referência no seu discurso, o ministro Pedro Marques afirma que a ligação com o projeto da eurocidade surge de forma a “cumprir o potencial ibérico da linha e o potencial enorme da região, que está por cumprir”, acrescentou.

Para além da linha férrea, o ministro relembra a plataforma logística do sudoeste peninsular, algo que considera estar a “cumprir a eurocidade quando aproximamos empresas e mercadorias”.

Questionado sobre a burocracia que os projetos transfronteiriços envolvem, o ministro afirma que “o projeto eurocidade tem a obrigação de desbloquear muito do que estava bloqueado administrativamente”, sustentando que as fronteiras administrativas entre os dois países devem “aproximar-se”.

Também à RC, o presidente do município elvense, Nuno Mocinha sublinha que a eurocidade vem permitir “outro tipo de cooperação, que passa pela colaboração entre os próprios estados”.

O autarca sustenta que a cooperação entre os três municípios “tem que ter instrumentos que permitam ao estados cooperar”, pois considera que só assim é possível “criar emprego de um lado e de outro da fronteira” e “compartir os equipamentos numa logica de complementaridade e não de concorrência”, disse.

 

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30