×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Evora

Évora é “ponta de lança da inovação tecnológica”, diz Ministro da Defesa Nacional em exclusivo à RC no aniversário da Força Aérea (c/som e fotos)

Reportagens 02 Jul. 2018

No passado sábado, dia 30 de junho, decorreu na Praça do Giraldo em Évora, a cerimónia militar das comemorações do 66º aniversário da Força Aérea, no seguimento das comemorações que a cidade recebeu entre os dias 28 de junho e 2 de julho.

“Acho que é uma circunstância e um casamento muito feliz”, a “Força Aérea ter decidido celebrar aqui […] o 66º aniversário”, declara José Alberto Azeredo Lopes – Ministro da Defesa Nacional, em exclusivo à RC.

O governante defende que Évora “tem direito a quaisquer comemorações, pela história, pela tradição, dignidade urbana que representa, beleza e pelo património histórico”.

Para além disso, acresce a facto de a cidade surgir atualmente como “o nosso principal cluster aeronáutico […], uma espécie de ponta de lança da indústria limpa, da inovação tecnológica, e no fundo de desenvolvimento de capacidades industriais que até aqui desconhecíamos”.

General Manuel Teixeira Rolo, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, afirma em exclusivo à RC, que a escolha da cidade para as comemorações do 66ª aniversário, se prendeu com “a projeção aeronáutica que esta cidade neste momento tem”.

O dirigente destaca a “relação de proximidade” entre a cidade e a Força Aérea pela “participação no projeto do KC390”, a ser desenvolvido na cidade.

A esta fator, acresceu “a perceção […] de que Évora está, neste momento, pujante em termos turísticos e em termos de imagem”.

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora, afirma à RC ser “uma grande honra” receber as comemorações na cidade, “pela importância que a Força Aérea tem para o país”.

O autarca avança a intenção de aprofundar a relação existente entre a Força Aérea e o cluster aeronáutico de Évora, esta que é já “muito forte”.

O evento surge como “uma forma de”, simultaneamente, projetar nacional e internacionalmente a Força Aérea e Évora.

A “relação com a Força Aérea é absolutamente estruturante para o cluster” aeronáutico de Évora, defende o autarca, quando questionado sobre a importância desta força para o seu desenvolvimento.

Atualmente, a Força Aérea tem um grande contributo para o desenvolvimento do cluster aeronáutico de Évora, participando no projeto de produção dos KC390, parcialmente desenvolvido em Évora.

Neste sentido, o presidente de Évora defende o fortalecimento da relação da Força Aérea Portuguesam “não só com a Embraer” como “com todo o cluster e com a cidade”.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31