24 junho, 2019
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

evora monte

Évora Monte: Nelson Mandela, “um homem de paz, traz as suas obras para um sítio de paz”, diz embaixadora (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 09 abril, 2019

Foi inaugurada esta terça-feira (9 de abril), em Évora Monte a exposição "A Arte de Nelson Mandela", numa cerimónia que contou com a presença da Embaixadora da África do Sul em Portugal.

Em declarações à RC, a embaixadora MJ Gaoretelelwe destaca o significado de o legado deixado por Nelson Mandela “para o mundo e todos nós sobre paz”, estar exposto num local “que tem tanto significado para o povo português”.

"Um homem de paz traz as suas obras para um sítio de paz"
MJ Gaoretelelwe

 

A exposição “dá-nos um sentimento de orgulho sobre tudo o que Mandela era”, e sobre os seus ideias que são ainda hoje reconhecidos “por todo o mundo, por diferentes nacionalidades e diferentes países”.

António Serrano, presidente da Junta de Freguesia de Évora Monte afirma que a exposição “poderá abrir as portas de Évora Monte ao Mundo e torná-la mais conhecida” a nível nacional e internacional.

Sendo a segunda vez que a exposição é apresentada na Europa, tendo sido a primeira em Londres, a sua realização em Évora Monte ganha relevância, uma vez que foi na localidade que foi assinada em 1834 a convenção “que estabeleceu a paz em Portugal”. Faz assim sentido “trazer uma exposição que fala acima de tudo de paz, de ideais de liberdade”, aponta.

“No local onde foi assinada a paz, faz todo o sentido trazer uma exposição que fala acima de tudo de paz e de ideais de liberdade”
António Serrano

Para a freguesia e para o concelho, a exposição “representa união de esforços essencialmente de várias pessoas, empresários de Évora Monte e instituições em torno de um denominador comum que é a luta pela liberdade e pela paz”, fomentando simultaneamente uma estratégia de atração de visitantes à localidade.

Francisco Ramos, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, afirma que “o turismo cultural tem aqui mais um polo de atração de grande valia”.

“Évora Monte teria que ser em Portugal onde pudesse acolher um desiderato dessa natureza”
Francisco Ramos

O autarca aponta que se trata de obras de uma figura que é “uma referência a nível mundial” com “valores que sempre defendeu e conseguiu implementar na África do Sul”.

Considerando os valores de paz e liberdade defendidos por Nelson Mandela, Évora Monte surge como o local em Portugal que “podia acolher um desiderato dessa natureza”.

As gravuras assinadas de Nelson Mandela, da Fundação House of Mandela Art estarão expostas em cinco locais distintos do centro histórico de Évora Monte: a Torre Paço Ducal, na cafetaria do The Place, na loja de artesanato Celeiro Comum, na Andar a Monte (antiga Cadeia) e na galeria de arte Silveirinha (Antiga Casa da Câmara), até ao dia 2 de junho.

Esta iniciativa é uma organização de vários empresários locais (The Place, Celeiro Comum, Andar a Monte e Galeria Silveirinha), com o apoio da Junta de Freguesia de Évora Monte, do Município de Estremoz, da Delta Cafés, Turismo do Alentejo e Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30