Evora

Évora: Tecnologia, inovação e empreendedorismo na I Alentejo Mini Maker Faire (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 11 maio, 2018

Teve início esta sexta-feira, dia 11 de maio, a primeira «Alentejo Mini Maker Faire», que decorrerá na Arena de Évora, até dia 12 de maio, promovida pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Ao longo de dois dias, engenheiros, cientistas, artistas e artesãos vão expor os seus projetos, experiências ou passatempos.

José Calixto, presidente da ADRAL, explica que esta iniciativa se enquadra num projeto, o Speed Talent, que visa a “criação de ambientes propícios ao empreendedorismo jovem”.

Este pretende a valorização de jovens com “projetos de empreendedorismo, no sentido de eles poderem ser úteis ao tecido empresarial da região” e assim “criarem valor e atratividade” para o Alentejo. A “questão demográfica […] combate-se “essencialmente com a criação de atratividade económica”, defende.

Apesar de na região Alentejo haver uma grande aposta na criação e uma rede de valor para os recursos endógenos, o desenvolvimento regional resulta de “uma conjugação de fatores”, entre os quais “a investigação e as empresas de base tecnológica”.

Para este, contribui ainda “a capacidade de investimento do país para a criação de infraestruturas” que potenciem esse desenvolvimento, aponta o dirigente.

A Câmara Municipal de Évora, foi entidade parceira da iniciativa, inserindo-se na “aposta do município” na inovação, aponta o autarca Carlos Pinto de Sá, em declarações à RC.

Apesar de ser realizado em Évora, o «Alentejo Mini Maker Faire» tem como perspetiva o Alentejo”, apontando o presidente do Município, curiosidade em conhecer a forma como “estas ideias, propostas e talentos, poderão vir a traduzir-se em impacto positivo concreto” na região.

Mais acrescenta que para além da ADRAL, o município de Évora “tem um processo ligado à inovação” não apenas com a Universidade, mas com entidades “que convergem para apoiar questões ligadas à inovação” como a CIMAC e a NERE.

O «Alentejo Mini Maker Faire» enquadra-se no projeto Speed Talent – Acelerador de Talentos, cofinanciado pelo Programa Operacional Alentejo 2020, e conta com o contributo do PACT - Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia como entidade coordenadora, assim como a ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, o NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Beja, o Instituto Politécnico de Santarém e o Sines Tecnopolo.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31