Borba

Exposição “Criação” terá palco na União das Misericórdias Portuguesas, diz Aurelino Ramalho na inauguração em Borba (c/som e fotos)

Reportagens 29 Jan. 2018

No passado sábado (27 de Janeiro) o Celeiro da Cultura em Borba abriu portas à exposição de pintura “Criação”, patente até 11 de Fevereiro, composta por 16 quadros do jovem artista Gelson Patrick que expõe as suas obras em conjunto com pinturas de Jorge Barroso.

Em declarações à RC, Gelson Patrick explica que utiliza a técnica “guache sobre tela” e que a utiliza para exprimir a sua visão “sobre a cultura de África, a Europa e o mundo em si”.

“A cultura de outros países e a forma como eles vivem” é o que o inspira a fazer os quadros, num trabalho que caracteriza como “um passatempo” que o faz “esvaziar o pensamento e sentir bem”.

Gelson Patrick, utente do Centro Luís da Silva na Freguesia de Rio de Moinhos, garante que “vai continuar a pintar” e já pensa numa próxima exposição que gostaria de fazer em Lisboa, onde pretende “representar a realidade de África que muitas pessoas não conhecem”.

Jorge Barroso, animador cultural do Centro, revela que começou a trabalhar com o Gelson no Centro Luís da Silva “sem saber que ele tinha a via da arte plástica”, foram colecionando as telas que faziam e surgiu “a ideia da exposição”.

No Centro Luís da Silva, Jorge Barroso trabalha com “10, 15 ou 20 utentes”, um número variável, em que o Gelson Patrick “distingue-se porque tem mais capacidade para a arte”, embora haja “outros alunos que trabalham muito bem”, acrescentou.

Para o presidente do município, António Anselmo, esta exposição “prova que a arte não tem limitações”, em que dois artistas “estão a mostrar o trabalho que fazem” no Centro Luís da Silva.

“Tudo o que seja possibilidade de relacionamento com instituições é extremamente importante”, sublinhou o autarca, acrescentando que “com poucos meios se consegue fazer muita coisa”.

Aurelino Ramalho, administrador do Centro Luís da Silva, refere que o trabalho desenvolvido no centro “é de uma importância extrema”, comprovado pela exposição realizada por um utente, sobre a qual afirma que “é o trabalho do dia-a-dia que as pessoas deveriam conhecer”, e para isso deixa o convite à comunidade para o visitarem.

Orgulhosamente, o administrador prometeu “levar esta exposição para a Assembleia Geral da União das Misericórdias Portuguesas” para que centenas de provedores possam ver o trabalho realizado por Gelson Patrick e Jorge Barroso.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30