Terena

Falta de consenso para a mesa do Executivo leva presidente a “dar por terminada” sessão de empossamento em Terena (c/som)

Publicado em Reportagens 24 outubro, 2017

Na passada sexta-feira, 20 de Outubro, a sede da Junta de Freguesia de Terena (São Pedro) acolheu a cerimónia de tomada de posse que por falta de consenso, foi terminada antes de serem empossados os vogais do Executivo.

No último ato eleitoral realizado no primeiro dia do mês de Outubro, o Movimento Independente DITA saiu vencedor na Freguesia de Terena, tendo sido a única conquista desta candidatura.

Após escrutínio dos votos, pôde verificar-se que o movimento recolheu 199 votos dos 497 votantes, correspondendo a uma percentagem de 40,04%, tendo obtido o cidadão mais votado e permitindo a colocação de 3 mandatos entre os 7, o que representa uma minoria em Assembleia.

Assim, foi apenas empossado o cidadão mais votado, Miguel Gomes, como presidente do Executivo

Miguel Gomes, o cidadão mais votado que ali foi empossado presidente do executivo, explicou à Rádio Campanário que “havia pessoas a crer apresentar listas (para o Executivo)”, sustentando que de acordo com a lei, o presidente empossado “é o único que tem direito a apresentar”.

De acordo com o eleito presidente, a lista apresentada pelo Dita “foi chumbada”, momentos depois “alguém se levantou para apresentar a lista” concorrente para o Executivo, tendo sido nesse momento que deu “por terminada” tomada de posse.

O eleito não “considera” ter tomado uma ação em desacordo com a lei ao terminar os trabalhos, onde, de acordo com os documentos legislativos, o presidente empossado tem direito a apresentar cinco listas alternativas para votação da Assembleia, algo que não se verificou, visto que apresentou apenas a primeira opção.

Miguel Gomes garante que “conhece a lei”, afirmando que, enquanto presidente do executivo da Freguesia pode “terminar a Assembleia quando entender”, acrescentando que, “a lei dá-me esse poder”.

Segundo o eleito, a convocatória para uma nova Assembleia “será decidida esta semana”, acrescentando que a apresentação de novas listas “será estudado entre

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28