Imprimir esta página

Borba

Feira do Queijo e Sabores "em 2020 será no novo pavilhão em Rio de Moinhos", diz António Anselmo (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 19 abril, 2019

A Feira de Queijos e Sabores em Borba foi inaugurada esta sexta-feira, 19 de abril, no Pavilhão de Eventos desta cidade alentejana.

O certame é promovido pelo Município em colaboração com a Junta de Freguesia de Rio de Moinhos e tem como objetivo promover os queijos e outros produtos regionais produzidos no concelho de Borba, como o vinho, enchidos, azeite, pão, doçaria, gastronomia e artesanato, entre outros.

A Rádio Campanário marcou presença e recolheu as declarações de António Anselmo, presidente da câmara municipal de Borba.

António Anselmo começa por referir aos nossos microfones que a principal intenção da feira é “promover aquilo que é nosso, neste caso muito concreto o queijo de Rio de Moinhos”.

O autarca explica depois que “a obra do pavilhão em Rio de Moinhos irá iniciar em Agosto e em Dezembro estará pronta, o que indica que em 2020 teremos a feira do queijo em Rio de Moinhos”, António Anselmo acrescenta que “é intenção do executivo realizar a feira em Rio de Moinhos” promovendo assim a freguesia, no entanto “enquanto não tivermos as condições necessárias continuaremos a realizar o evento aqui em Borba”.

"estou convicto que em 2020 a feira será na freguesia de Rio de Moinhos"
António Anselmo

 

Questionado pela Campanário sobre a inauguração da feira em sexta feira, que este ano coincide com Sexta Feira Santa, António Anselmo refere que “é uma tradição ser na sexta feira”, no entanto existiu o cuidado da autarquia em “fazer um programa pequeno para que pelas 19H00 os eventos tenham terminado, respeitando assim os cristãos e as celebrações da Páscoa, mas mantendo também a tradição da feira”.

António Anselmo refere que “enquanto nós conseguirmos a feira será apenas para os queijeiros de Rio de Moinhos”, o autarca acrescenta que “apenas se eles forem poucos ou não mostrarem adesão é que abrimos a queijeiros de outros locais, a nossa intenção é promover aquilo que é nosso”.

"o importante para a autarquia é promover aquilo que é nosso"
António Anselmo

Entre showcookings, dança, música e boa gastronomia o certame terá este ano o 1º Concurso de Doces e Queijo.

Queijos e Sabores de Borba é um certame que procura ainda evidenciar os sabores e saberes, a qualidade e genuinidade do seu fabrico, e contribuindo para a melhoria e dinâmica do tecido empresarial do concelho.