09 Jul. 2020
Augusta Serrano;
Fadistices
20:00-21:00

Evora

Fernando Santos, em Évora revela frase que levou Portugal à vitória do Europeu "Sejam simples como as pombas e prudentes como as serpentes"

Reportagens 05 Dez. 2019

Ontem a Rádio Campanário esteve presente no “Casarão” – Pastoral Universitária de Évora, onde se deu a “Noite C”, atividade mensalmente realizada neste espaço, localizado na Rua do Raimundo em Évora. Ontem, a “Noite C”, teve um convidado muito especial, o mister Fernando Santos, o engenheiro do Euro 2016, conhecido pelo seu testemunho de fé cristã.

A visita do selecionador nacional começou com uma ida à missa pelas 19:15, seguido de um jantar com o padre Fernando Ribeiro, um dos responsáveis pelo Casarão” e com os “caseiros”, jovens envolvidos de forma ativa na Pastoral Universitária de Évora.

Num clima de harmonia e boa disposição, Fernando Santos falou de uma forma bastante natural, sobre o papel da fé na sua vida, respondendo a questões dos ouvintes e contando várias histórias que acumulou ao longo do seu percurso como treinador tal como na sua vida para além do futebol.

O selecionador nacional falou de histórias como a carta, que escreveu durante a fase final do europeu e levou consigo no seu bolso até à final.

Contou a história das bandeiras de Marcoussis, cidade em que Portugal ficou alojado durante o Euro 2016, em que, disse Fernando Santos, até à final só via uma ou duas bandeiras portuguesas nas janelas, e que após a vitória de Portugal, dezenas de bandeiras verdes, amarelas e vermelhas podias ser vislumbradas. O engenheiro explica como aquele desencadeamento de demonstração do orgulho de ser português, por parte dos emigrantes portugueses, projetado pela vitória da equipa das quinas, lhe ficou marcado para sempre.

Num encontro marcado pela fé, onde o tema religião foi naturalmente presente, Fernando Santos salientou que os seus melhores amigos, um é agnóstico e outro ateu, um exemplo de como a religião não cria quaisquer tipos de barreiras, se como o treinador proferiu, houver respeito pelo próximo, a religião não é um entrave ou algo que defina a pessoa.

Numa parte final da noite, Fernando Santos revelou, uma frase que disse aos jogadores da seleção nacional, antes de entrarem em campo na final do Euro frente à seleção francesa, frase que está presente na Bíblia. “Sejam simples como as pombas e prudentes como as serpentes”, uma frase que representa muito do que foi o jogo de Portugal nessa memorável noite.

Exclusivo Rádio Campanário.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31