17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Finalização do documento da Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial “é um orgulho para o Alentejo”, diz Ana Paula Amendoeira (c/som)

No passado sábado, dia 5 de janeiro, decorreu uma reunião de trabalho, na Pousada D. João IV, em Vila Viçosa, com a presença dos membros que compõem as Comissões Científica, Executiva e Parceiros Institucionais do Processo de Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO, onde a Diretora Regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira explicou à Campanário que “estes processos têm o seu tempo de duração e não são curtos”.

No entanto, afirma, “neste caso, de Vila Viçosa, temos que sublinhar também a persistência e a resiliência da intenção de apresentar esta candidatura de facto já há muitos anos”.

“É um orgulho para a região Alentejo”, em especial “para nós, na área da cultura e do património, ter este documento e este processo agora a terminar esta etapa”

 

“Agora, felizmente já há um documento final” e “a poucas semanas ou meses da entrega oficial na Comissão Nacional da UNESCO”, significando “o fim de uma tapa muito importante” que precede “todo o período de avaliação, também complexo”, acrescentou.

A finalização deste documento “é um orgulho para a região Alentejo”, em especial “para nós, na área da cultura e do património, ter este documento e este processo agora a terminar esta etapa” diz Ana Paula Amendoeira.

Nas ressalvas que levantou ao projeto, a Diretora Regional da Cultura do Alentejo, diz que “são questões de pormenores e de práticas”, isto “no sentido de clarificar algumas coisas que podem depois os peritos que vão avaliar não verem tão claramente”.

No que diz respeito à perspetiva de avaliação e aos timings que estes processos costumam ter, Ana Paula Amendoeira diz que “sendo entregue agora, em Fevereiro, se correr tudo como esperamos, penso que no Comité de 2020 poderia ser votado”.

Populares