Evora

Fundação da Casa de Bragança apresentou em Évora “A música no tempo da rainha D. Maria II” (c/som e fotos)

Fundação da Casa de Bragança apresentou em Évora “A música no tempo da rainha D. Maria II” (c/som e fotos) RC
Reportagens 16 Out. 2019

A Fundação da Casa de Bragança, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, apresentou esta quarta-feira, 16 de outubro, em Évora a primeira conferência sob o tema “A música no tempo da Rainha D. Maria II”, integrada na comemoração do bicentenário do nascimento da monarca de Bragança.

A Rádio Campanário marcou presença na conferência que se desenrolou na Galeria de Exposições da Casa de Burgos e falou com a diretora do Museu-Biblioteca da Fundação, Maria de Jesus Monge.

A diretora começa por explicar aos nossos microfones que durante o presente ano “têm decorrido ações por todo o país, tal como planeado”, visando assinalar o bicentenário do nascimento da rainha D. Maria II.

O tema foi abordado em Évora, no entanto o Museu Biblioteca “é a força motora de todas as ações”, o que consequentemente acaba por as centrar “em Vila Viçosa”, refere Maria de Jesus Monge.

A diretora refere que “em boa hora a Direção Regional de Cultura associou-se ao projeto”, o que tornou possível “alguns investigadores apresentarem os seus trabalhos.

Sob a temática “A Música no tempo de D. Maria II”, Maria de Jesus Monge sublinha que o arquivo musical da Fundação da Casa de Bragança de Vila Viçosa é “particularmente rico para o século XIX”, contudo ainda “não está muito explorado”.

Rui de Castilho de Luna, músico de formação e investigador, apresentou “todo o percurso de vida de D. Maria II, sobretudo, a sua vertente menos pública que não está particularmente divulgada”, bem como “a sua formação musical e a forma como a música foi promovida ao logo de toda a sua vida”, explicou a diretora do Museu.

Para Maria de Jesus Monge a temática revelou-se “fascinante, sobretudo pela abundância de informação que foi possível recolher”. Nesse sentido o investigador está justamente a preparar um volume sobre o tema que “é o resultado dessa investigação”.

O livro, que se insere na coletânea Muitas Cousas, deverá ser publicado “eventualmente no início de dezembro”, acrescentou.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30