10.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Impensável estar na cultura sem as associações”, é o sentimento de Armindo Ramalhosa, Vereador da Cultura (c/som e fotos)

Na tarde de sábado, 26 de outubro, o Auditório do Centro Cultural de Redondo foi o palco da entrega do XVIII Prémio Literário Hernâni Cidade que levou a concurso inúmeros trabalhos na modalidade de texto em forma de pequena peça ou monólogo, subordinado ao tema “Se há forma de arte que necessite de ambiente social (…) é o teatro.”

 Com esta iniciativa, do Município de Redondo pretende continuar a homenagear a memória do professor e escritor redondense que deu nome ao prémio e, em simultâneo, incentivar a criatividade literária entre jovens e adultos.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com o recente empossado vereador da cultura, Armindo Ramalhosa, que salientou tratar-se “de uma recolha de vários trabalhos a nível nacional, específicos e integrados no tema, que são analisados por um júri da área cultural”.

 O responsável diz ainda que “é obrigatório ser criativo para poder manter o nível cultural no concelho, porque a tarefa torna-se sempre mais difícil quando as dotações orçamentais diminuem cada vez mais”. O recente vereador frisa estar neste pelouro, “num espírito de missão”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/premioredondo_ramalhosa_28out.MP3{/play}

Os vencedores que receberam os 1º e 2º prémios, já eram repetentes a concurso, pois já concorriam em anos anteriores, estando desta vez os seu trabalhos marcados na lista dos vencedores, este concurso já conta com a 18ª edição.

O vencedor do 2º lugar deste concurso, José Nascimento de Montemor-o-Novo, disse à Rádio Campanário “ter recebido com surpresa este prémio, mas que é sem dúvida um incentivo”

{play}http://radiocampanario.com/sons/premioredondo_jose_28out.MP3{/play}

No primeiro lugar, Paulo Carreira da Batalha, já com seis publicações locais e regionais, disse à Rádio Campanário, “ser a primeira vez que escreveu sobre teatro”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/premioredondo_paulo_28out.MP3{/play}

A entrega do XVIII Prémio Literário Hernâni Cidade terminou com o espetáculo, Do Imaginário, AC, Alentejo – Memórias Poéticas. Um Recital de Poesia Musicada, centrado na divulgação da poesia alentejana. Uma criação poética de vários autores alentejanos do século XX numa antologia organizada a partir do espólio literário de um conjunto de poetas, cujas raízes e vivências estão intimamente ligadas a esta terra. A atriz, Isabel Bilou e o músico, Joaquim Nave dão as palavras e o som a um recital onde se divulga a poesia de Urbano Tavares Rodrigues, Eduardo Olímpio, Manuel Luís Caeiro, entre outros.

Populares