13 maio 2021
Nuno Rocha
Ponto de Contacto
11:00-13:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Mourao

Inaugurada Praia Fluvial de Mourão, a maior do Lago do Alqueva, que visa ser um “destino turístico de excelência”, diz Presidente do Município (c/som e fotos)

Reportagens 18 Jul. 2017

Decorreu esta segunda-feira, dia 17 de julho, a cerimónia de inauguração da Praia Fluvial de Mourão, a segunda praia fluvial e a maior praia fluvial certificada, do Lago do Alqueva.

A praia tem 320 metros de areal, 100 metros dos quais vigiados, relvado com 45 chapéus de sol, uma piscina flutuante para crianças com zona de solário, uma plataforma flutuante com torre de saltos, escada para banhistas e escorrega.

A praia encontra-se ligada por um passadiço, ao Parque de Merendas de Mourão, que dispõe de mesas, bancos e churrasqueiras, tendo ainda na proximidade duas áreas de estacionamento, uma delas com capacidade para 70 veículos e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia de inauguração, onde falou com Maria Clara Safara, Presidente da Câmara Municipal de Mourão, que afirmou que com o “investimento que fizemos nesta praia fluvial, pretendemos ter um destino turístico de excelência”, que desenvolva a economia local.

Tendo sido inaugurada esta segunda-feira, dia 17 de julho, a Praia Fluvial de Mourão teve a sua época balnear aberta no passado sábado, dia 15 de julho. A autarca afirma que ao longo do fim-de-semana, o movimento resultante da praia já se fez sentir, mesmo a nível da restauração local.

Maria Clara Safara avança ainda que, no próximo ano, a praia terá um restaurante, de um privado, o que a tornará ainda mais atrativa.

A Praia Fluvial de Mourão levou apenas cerca de mês e meio a ser construída, isto porque, explica a autarca, o financiamento obtido para a construção da mesma, estipula a sua conclusão para o final do presente ano.

Desta forma, proceder-se-á à instalação de “infraestruturas de luz e água” e ao alargamento da estrada de acesso, quando a época balnear terminar, permitindo que esteja em funcionamento durante o verão, mas sendo concluída apenas no final do ano.

O projeto foi financiado a 90% de fundos perdidos, pela Linha de Valorização Turística do Interior, num valor total de 399 mil euros. A autarquia acarreta apenas 39 900 euros do investimento total.

“Tenho a certeza que vai ser um investimento que terá retorno para o nosso concelho”, conclui a autarca do município.

Presente na inauguração esteve também António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo/Ribatejo, que declarou que a Praia Fluvial de Mourão vem criar mais uma infraestrutura que valoriza e aproveita o grande recurso turístico que é o Lago do Alqueva.

Afirma que este “tem aqui uma força e uma dinâmica impressionante, mas não era um produto”, sendo que este projeto, a par da Praia Fluvial de Monsaraz, o vem tornar um recurso turístico rentável.

“Diria que o Alentejo, e Mourão neste caso, estão de parabéns” pela criação deste ponto de atração, declara, acrescentando que para além de visitarem as praias, os turistas irão explorar Mourão, fazendo percursos culturais, de natureza, visitar as adegas, por exemplo.

Ceia da Silva salienta que este projeto resulta da articulação de trabalhos entre a Entidade Regional de Turismo, das autarquias, dos empresários para criar um destino de excelência.

“Está aqui o Alqueva, […] é um espelho de água notável, […] compete-nos a nós virarmos para ele e aproveitarmos”.

“Isto sim é apoiar e valorizar o interior de Portugal”, declara o Presidente da ERT Alentejo/Ribatejo, relativamente ao financiamento de 90% a fundos perdidos, feito pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

 

                               

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31