12 maio 2021
Augusta Serrano
Ecos da Planura
09:00-11:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Portel

Inaugurada Unidade de Saúde Familiar de Portel. Ministra diz que “equipas acompanharão a saúde integral da população” (c/som e fotos)

Reportagens 31 Jul. 2019

Na manhã desta quarta-feira, 31 de julho, decorreu a inauguração da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Portel, com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido.

A RC esteve presente e falou com a governante que afirma que a “inauguração foi sobretudo um assinalar de um novo modelo de organização e de trabalhar na área dos cuidados de saúde primários” em Portel.

O equipamento que era uma unidade de cuidados de saúde primários, passa assim a USF, com “equipas que se responsabilizam pelo acompanhamento da saúde integral de uma determinada população”.

Tornando o projeto possível surgem “alguns casos raros”, nomeadamente o coordenador, que motivou colegas para trabalharem em Portel, “apostando na fixação na região, e no trabalho com esta população”.

“Temos que aperfeiçoar estes modelos, sem dúvida nenhuma”
Marta Temido

 

Questionada se este tipo de serviço é adequado para a população do concelho, a Ministra da Saúde aponta que o “programa eleitoral do Partido Socialista” refere “especificidades a propósito destes territórios de mais baixa densidade”, demonstrando a perceção de que estes territórios requerem “outros modelos e de fazer chegar os cuidados às várias extensões”.

Neste sentido, defende “soluções que permitam mais facilmente deslocar as equipas e as soluções”, trabalho que está a ser analisado.

Constituída por 4 médicos, 5 enfermeiros e 6 secretários clínicos, esta nova Unidade de Saúde Familiar (USF) tem 5.947 utentes inscritos, distribuídos pelas freguesias de Portel, Alqueva, Amieira, Monte do Trigo, Oriola, Santana, São Bartolomeu do Outeiro e Vera Cruz. 

 A USF de Portel está integrada no ACES Alentejo Central, agrupamento que assegura à população da região uma cobertura de médicos de família na ordem dos 98%.

Com a criação desta Unidade de Saúde Familiar (USF), a Região de Saúde do Alentejo passa a ter 19 USF, 6 das quais Modelo B.

 Os Cuidados de Saúde Primários (CSP) estabelecem, idealmente, o primeiro ponto de contacto com os serviços que compõem o Serviço Nacional de Saúde, o que tem justificado uma atenção particular e prioritária, concretizada com a reorganização dos CSP. Tornando-se assim importante criar junto da população, serviços de proximidade de qualidade, que respondam às expectativas dos utentes, quanto à prontidão e eficácia de resposta às suas necessidades. 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31