Redondo

"Levam o nosso cante e a nossa forma de estar fora do Alentejo", diz Vereador Luís Faleiro no 6º aniversário das Cantadeiras de Redondo (c/som e fotos)

Reportagens 03 Mar. 2020

No passado sábado, dia 29 de fevereiro, a Rádio Campanário marcou presença no 6º aniversário do grupo “Cantadeiras de Redondo” num evento no Centro Cultural de Redondo, onde o vereador da Câmara Municipal de Redondo Luís Faleiro e Rute Roque, presidente das Cantadeiras, prestaram declarações aos microfones da RC.

 "Levam o nosso cante e a nossa forma de estar fora do Alentejo" vereador, Luís Faleiro

 

 

O vereador Luís Faleiro começou por dizer, em nome do município, “é mais um evento que o município colabora, disponibilizando todos os meios logísticos e alguns financeiros” para a celebração do 6º aniversário das Cantadeiras.

O vereador, de acordo o plano de atividades do grupo feminino de Redondo, espera que seja possível o acompanhamento por parte do município às Cantadeiras ao longo do ano, “sendo este um grupo que nos representa externamente”, diz Luís Faleiro, fazendo referência à forma como as Cantadeiras de Redondo “levam o nosso cante e a nossa forma de estar a muitos locais fora da nossa realidade”.

Após frisar o impacto deste grupo naquilo que é a promoção do cante e da vila de Redondo fora do Alentejo, o vereador enaltece as cantadeiras dizendo que, “essa genuinidade de termos, na nossa vila, um grupo exclusivamente feminino é algo que nos marca e nos deixa extremamente orgulhosos”.

Questionado acerca de considerar as Cantadeiras de Redondo um símbolo desta vila, Luís Faleiro, afirma que este grupo o é, já que durante os seus 6 anos de existência tiveram “uma postura e uma forma de estar no cante que nos agrada bastante”, “orgulha-nos de sobremaneira ter um grupo tão simpático e coeso a cantar o cante”.

“Redondo é rico na cultura, é rico em muita oferta cultural que nós temos e esta é mais uma delas”, diz Luís Faleiro, frisando ainda a importância do incentivo ao cante feminino que é protagonizado por este grupo alentejano.

“Devemos atrair público, devemos atrair pessoas para as diversas formas de cultura que o Redondo oferece” finalizou o vereador do município.

 

  “Temos levado o Alentejo desde o Norte a Sul de Portugal” Rute Roque, presidente Cantadeiras de Redondo

 

 

Rute Roque, presidente das Cantadeiras de Redondo, falou aos microfones da Rádio após o término do evento e explicou que este é o 6º aniversário de um grupo formado por 12 mulheres, motivo de orgulho para os seus integrantes.

A presidente das Cantadeiras de Redondo considera que o seu grupo representa um exemplo e incentivo para a população, já que, tal como existe um grupo masculino na vila de Redondo, foi formado da mesma forma um grupo feminino na mesma área.

Rute Roque revelou que neste momento o grupo conta com 12 integrantes, após terem sido 18 no passado.

Este evento contou com a participação do grupo masculino de Cantadores de Redondo e de dois grupos forasteiros, o grupo feminino de Aljustrel e o grupo de Monforte da Beira, ambos que já partilharam palcos com o grupo redondense.

“Temos levado o Alentejo desde o Norte a Sul de Portugal”, perante uma plateia repleta de espetadores a presidente conta como o grupo é acarinhado na vila de Redondo.

“Sem ajuda do município e da junta de freguesia nada seria possível”, dando o exemplo do transporte cedido pelo município quando necessário.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30