Imprimir esta página

Portalegre

Mais de três centenas de militares da GNR terminaram curso de formação em Portalegre (c/som)

Reportagens 22 Set. 2017

319 guardas provisórios assinalaram o terminar do Curso de Formação de Guardas 2016/2017 com a cerimónia do Compromisso de Honra dos novos militares, esta sexta-feira, dia 22 de Setembro no Centro de Formação de Portalegre (CFP) da Escola da Guarda.

Chegam ao final deste curso 319 Guardas Provisórios, de um total de 328 que iniciaram o mesmo. Destes novos militares, 273 são do sexo masculino e 46 do sexo feminino, tendo frequentado neste curso 950 horas de instrução, desde o dia 7 de Novembro de 2016.

Em declarações à Rádio Campanário o Comandante do Batalhão Escolar, Major Miguel Silva, refere que o curso “é dividido em duas fases nucleares”.

Das duas fases, o Comandante do corpo de alunos que frequentaram o curso esclarece que tudo começa com “a entrada”, em Novembro do ano anterior, que visa “desenvolver as competências e capacidades militares”.

Esta primeira fase, denominada “Formação Geral Militar”, em que, apesar de entrarem no curso cidadãos com já têm formação militar, visa “um primeiro entrosar com a vida militar (…) de modo a prepará-los para a segunda fase da formação, a formação escolar”.

Quanto à formação escolar, contempla “disciplinas de âmbito policial, criminal, legislativa e doutrinário” para que os novos militares “estejam capazes de deixar de Guardas Provisórios, e passarem a ser guardas da Guarda Nacional Republicana”.

Segundo o Major Miguel Silva, “foi hoje mesmo (22 de Setembro) publicado em Diário da Republica o início do curso com o número de vagas fixado em 350”, portanto, “assim que a parte legislativa der essa autorização” iniciará o curso, que irá ocorrer “no final do ano, muito provavelmente”.

De acordo com o Comandante do Batalhão Escolar, 319 guardas formados “não é um número elevado”, mas sim “o número que nos foi possível dar”, sublinhando que “o número de elementos que nos permitirem formar, são aqueles que iremos formar”.