Terena

Milhares de fiéis rumaram ao Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova para a procissão do encontro (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 24 abril, 2017

A Rádio Campanário esteve presente na romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, Terena, Alandroal e falou com, Nuno Pereira, representante da Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova, que nos falou das inovações introduzidas no programa “Que este ano o calendário civil permitiu-nos dar aqui uma dinâmica diferente à festa de Nossa Senhora da Boa Nova e adicionamos ao programa, além do que já vem sendo habito e tradicional, que é sempre o nosso ponto de partida, adicionamos hoje na tarde de domingo a atuação do grupo de Trovadores de Redondo e ontem também tivemos aqui uma animação um bocadinho diferente que foi o Corpo Polifónico de Évora, que foi muito bonito. Amanhã à noite vamos ter uma noite de fados e seguida de baile”.

Ano após ano os fieis e as pessoas que veneram Nossa Senhora da Boa Nova continuam a deslocar-se ao santuário da sua padroeira, sobre esta romaria Nuno Pereira disse à RC: “Temos indicação de amanhã vamos receber um autocarro de peregrinos do Seixal, dois do Redondo. As pessoas continuam a ter fé e devoção com Nossa Senhora da Boa Nova e, nós, Confraria estamos cá para dar essa resposta às pessoas”.

Nesta romaria, muitas são os fieis que levam lembranças do santuário da sua padroeira, o representante da Confraria explicou à RC como são distribuídos estes dinheiros “Temos a festa em cima de nós, temos que a fazer, temos que tirar lucro para a pagarmos e depois tem que sobrar alguma coisa para nos aguentarmos durante o ano, temos uma pessoa que vive aqui, tem um vencimento ao fim do mês, temos a luz, temos a água”.

Ainda assim, o Santuário vai estando num estado de conservação muito bom, mas, segundo Nuno Pereira “nós gostávamos de ter até outra disponibilidade para avançarmos para uma preservação e restauração da cobertura, porque estamos a precisar, é urgente qua a cobertura do santuário seja alvo de obras” (…) “Temos também a Câmara como nosso parceiro, e aproveito para agradecer à pessoa da Sra. Presidente o apoio que nos tem dado, à Junta de Freguesia” (…) “ a Câmara está no mesmo percurso que nós e alinha-se a nós, no sentido de tentarmos mobilizar quem está acima de nós os dois (Câmara e Confraria), para podermos partir para uma obra, não é fácil, porque isto é um monumento nacional, tem outras características, e na execução de um projeto, pode haver um desentendimento entre arquitetos, o que é suficiente para que a obra não seja concluída ou não ser, sequer, realizada”.

O Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova pode ser visitado durante todo o ano “vive aqui uma pessoa, no monte em frente, é pedirem à senhora, que com toda a amabilidade abre a porta, mais alguma coisa que seja preciso a Confraria dará resposta a isso mesmo”.

O ponto alto do Santuário acontece na procissão de domingo e de segunda feira, para a Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova “nós confraria quando partimos a pensar na festa, o ponto de partida é sempre a parte religiosa, e é bom que nós nos consciencializamos que a festa é isso mesmo. É por isso que as pessoas aqui vêm, vem por Nossa Senhora da Boa Nova, é isso que trás aqui os peregrinos e é nisso que nós temos que estar focados, o que vem a seguir vem por acréscimo”.

Em relação á procissão de segunda feira, Nuno Pereira diz “talvez amanhã seja um número de peregrinos e visitantes maior, porque é um dia crucial, é um feriado municipal, é o dia que toda a gente sabe que é dedicado a Nossa Senhora da Boa Nova, mas embora hoje seja um dia e uma data com algum sentido, peso e significado para as pessoas”.

Na opinião do representante da Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova, para manter a tradição é preciso “é preciso vontade, fé, respeito e nunca perder o ponto de partida que é sempre Nossa Senhora da Boa Nova, o que vem a seguir a isso, não digo que seja supérfluo, mas vem por acréscimo ”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31