10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Milhares de pessoas acompanharam a procissão de N. Sra. da Boa Nova. Arcebispo de Évora diz à RC que N. Sra. “se sente amada pela população de Terena” (c/fotos)

Decorreu esta segunda-feira, 29 de abril, em Terena (Alandroal), uma missa solene presidida pelo Arcebispo de Évora, que foi transmitida em direto pela RC, à qual se seguiu uma solene procissão de regresso da imagem de Nossa Senhora da Boa Nova ao Santuário.

Em declarações à RC que acompanhou as celebrações, D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora, afirma que “Nossa Senhora, mãe das mães, sente-se amada por esta população” de Terena.

Este sentimento é espelhado na grande adesão da população à procissão “num dia de semana”. Apesar de o facto de ser o feriado municipal justificar a presença de muitos, aponta que participaram nas celebrações religiosas pessoas oriundas de localidades como Évora.

“Nossa Senhora, mãe das mães, sente-se amada pela população de Terena”
D. Francisco Senra Coelho

O Arcebispo de Évora salienta que o povo de Alandroal “é genuíno, transparente, franco, aberto […] que se manifesta como um povo filho”. A adesão é “muito grande em toda a parte quando se fala de nossa senhora, a Mãe”, conclui.

Nuno Pereira, da Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova, em declarações à RC, faz um “balanço bastante positivo” das festas que decorreram ao longo deste fim de semana, junto ao Santuário.

O representante salienta que as iniciativas da confraria visam “atrair peregrinos e dinamizar mais o Santuário”.

A procissão que levou a imagem de N. Sra. da Boa Nova da Igreja Matriz de Terena de regresso ao seu Santuário, contou com a participação de “milhares de pessoas”.

“Milhares de pessoas participam na procissão de regresso”
Nuno Pereira 

A missa solene foi este ano, e pela primeira vez, transmitida em direto pela RC permitindo chegar a “mais idosos, as pessoas mais distantes”, aponta, que de outra forma não teriam tido a possibilidade de participar na cerimónia.

Salienta ainda os apoios crescentes, da Junta de Freguesia e do Município de Alandroal, não só a nível financeiro como logístico, uma vez que devido ao crescimento da Festa de N. Sra. da Boa Nova, “carece de recursos que há uns anos não carecia”.

{gallery}Terena_Boa_Nova{/gallery}

Populares