Elvas

Ministros da agricultura e ciência anunciam laboratório contra alterações climáticas em Elvas no Dia do Agricultor (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 15 maio, 2019

Decorreu esta quarta feira, 15 de maio, no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) em Elvas as comemorações do dia do agricultor.

Na cerimónia esteve presente o Ministro da Agricultura, Florestas e do Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, o Ministro da Ciência, Manuel Heitor e ainda o presidente do INIAV, Nuno Canada.

A Rádio Campanário marcou presença e falou com o presidente do INIAV, que nos dá conta “das várias áreas de investigação”, destacando “as alterações climáticas” como um dos pontos fundamentais.

Para Nuno Canada o INIAV “tem 3 desafios”, o Instituto “conta com várias estações experimentais”, considerando a de Elvas “uma referência para os estudos relacionados” com as tão faladas alterações climáticas”. O presidente refere ainda aos nossos microfones a existência de “um laboratório colaborativo que procura alternativas ao uso de químicos na agricultura” e por fim “o terceiro desafio é desenvolver a fileira da produção animal”, que segundo Nuno Canada “tem um interesse enorme na fixação de pessoas nos meios rurais”.

“Mudámos a lógica de produzir o conhecimento e depois aplicá-lo”
Nuno Canada

Quando questionado pela Campanário sobre quais os principais avanços conseguidos pelo INIAV, Nuno Canada refere que “conseguimos evoluir no sentido em que colocámos todas as equipas a tratar dos reais problemas da agricultura com os agricultores.

O presidente do INIAV explica então que “conjuntamente com os agricultores, identificamos os problemas e realizamos os projetos na medida das necessidades”. Nuno Canada mostra-se igualmente satisfeito com “aumento do número de projetos” desenvolvidos pelo instituto.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31