13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Modelo continuado de economia linear em Portugal “tem de acabar”, afirma Ministro do Ambiente em Évora (c/som e fotos)

Na passada segunda-feira, 25 de Setembro, realizou-se um debate na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo em que o tema abordado foi o “Plano de Ação para a Economia Circular”.

A esta sessão de debate, presidiu o Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, que em declarações à Rádio Campanário indicou que “o país não aguenta um modelo continuado de economia linear”.

Sobre esta afirmação, o ministro afirma que um modelo continuado de economia linear em Portugal “tem de acabar”, relembrando a extração, transformação e uso de matérias-primas, relembrando que “os recursos são finitos”.

Segundo João Matos Fernandes, “temos mesmo que ter um novo modelo de economia, que não agride em nada o bem-estar, a capacidade de criar empresas e riqueza”, no entanto, difere do atual modelo económico no especto em que “os resíduos sejam recursos, onde façamos um maior uso de matéria primas secundárias”.

Roberto Grilo, presidente da CCDR Alentejo, declarou que neste âmbito “o Alentejo já se antecipou”, referindo que “já constituiu o seu fórum e está a desenvolver uma candidatura aprovada para o Fórum da Economia Circular”.

De acordo com as suas palavras, “temos um trabalho pela frente que vamos continuar a desenvolver”, de forma a “cumprir os objetivos nacionais para a economia circular”.

Segundo o presidente da CCDR Alentejo é necessário “começar a preparar aquilo que é a visão do pós 2020”, sustentando que “estamos a antecipar, incorporando visão territorial com as suas especificidades”, mantendo a região Alentejo “como o melhor índice, que hoje tem, de qualidade ambiental”.

{gallery}evora_debate_ccdr_economiacircular{/gallery}

Populares