Vila Vicosa

Monarquia, Santuário do Sameiro e a imagem peregrina não sair, são causas apresentadas pelo Juiz da Confraria para a falta de fiéis no Santuário de Nossa Senhora da Conceição (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 27 março, 2017

No passado dia 25 de Março celebrou-se a proclamação de Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Portugal.

Um dia marcado por vários atos religiosos preparados pela Régia-Confraria de Nossa Senhora da Conceição, desde a receção aos peregrinos, a Celebração da Eucaristia e um concerto pelo Coral de Évora no final do dia.

A Rádio Campanário esteve presente no concerto, e esteve á conversa com Luís Caldeirinha Roma, Juiz da Régia-Confraria de Nossa Senhora da Conceição que mediante a fraca adesão ao evento disse que “quem esteve presente, acho que se deliciou”.

“É um dia que todos os Portugueses deviam ter bem regado no coração”, disse o Juiz da Régia-Confraria mencionando a data, 25 de Março, afirmando de seguida, “o que é facto, é que está esquecido”.

Perante a pouca adesão dos fiéis aos eventos religiosos, Luís Caldeirinha Roma disse “acho que Vila Viçosa perde com isso”, “a ligação que nós, Calipolenses, temos ao Santuário, era uma ligação muito forte, e hoje nas nossas festividades mais internas as pessoas não aparecem”, acrescentou.

“A Igreja e as pessoas ligam o Santuário de Vila Viçosa á Monarquia, erradamente acho eu” atirou, “a Republica para contrariar o Santuário de Vila Viçosa, porque esteve ligado á Monarquia, quando constituiu a Republica fizeram o Santuário do Sameiro”, concluindo que  “todas estas coisas fazem com que haja menos força”.

Luís Caldeirinha Roma ainda disse que “uma das coisas que contribuiu, foi ter-se acabado com a peregrinação diocesana”, referiu que a peregrinação tem vindo a ser reabilitada nos últimos dois anos, e sublinhou, “espero que seja para continuar, porque será uma das maneiras de começar a reabilitar novamente a chamada de peregrinos”.

No final das suas declarações, referiu que “Nossa Senhora do Santuário”, mas até agora “não tem saído”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31