17 novembro, 2018
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
00:00-04:00

Montemor o Novo

Montemor-o-Novo: Organização da Expomor aponta falta de recursos para divulgação do certame (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 14 agosto, 2018

Decorreu na tarde desta terça-feira (14 de agosto), em Montemor-o-Novo, a apresentação da Feira da Luz/ Expomor 2018, que decorrerá entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro.

O programa conta com exposição pecuária, gastronomia, atividades económicas desportivas e de lazer, e do cartaz musical fazem parte nomes como António Zambujo, Ana Bacalhau, Quinta do Bill.

Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR (Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo), entidade promotora do evento, em declarações à Campanário, afirma que “falta a divulgação” da feira, devido à falta de recursos para suportar os custos que a promoção implica.

A Expomor surge como a maior feira do país em termos de efetivo pecuário, estando neste âmbito ao nível das grandes feiras de Espanha, onde o Governo subsidia a sua realização “com verbas avultadíssimas”. Contudo, é mais reduzida no que concerne aos stands de atividades económicas.

Devido ao número crescente de produtores a aderirem à feira, para a presente edição foi necessária a construção de novos parques, sendo que estarão presentes “à volta de 600 bovinos, 400 ovinos, e entre 30 a 40 equídeos”.

Destaca a necessidade de o público em geral conhecer o “potencial produtivo da nossa região que tem crescido muito em termos de melhoria genética”, fator que afirma já ser conhecido pelos profissionais do setor.

Sobre o peso dos espetáculos musicais na atração de pessoas, afirma que “não há entretenimento se não houver criação de riqueza”, e que neste âmbito, a pecuária adquire um papel crucial no concelho.

António Pinetra, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, afirma à Campanário que considera que o evento pode crescer, mas para tal, “é necessário que sejam desenvolvidas políticas a nível nacional, pelo Governo Central, que permitam criar mais investimento” e o desenvolvimento das várias áreas económicas.

Esta feira que “anualmente se divulga aquilo que de melhor se faz em Montemor-o-Novo”, na área económica, mas também cultural, conta este ano com cerca de 100 expositores.

Surgindo a Feira da Luz/Expomor como uma oportunidade de migrantes e emigrantes regressarem à terra natal, ou visitarem família, o evento conta anualmente com cerca de 60 mil visitantes.

Este número traduz “o reconhecimento que as pessoas já vão tendo” da feira, que apresenta atividades convidativas para todas as faixas etárias. Contudo, é difícil precisar este número uma vez que as entradas não são pagas, não sendo, portanto, contabilizadas.

Mantendo “a mesma linha”, a presente edição apresenta “algumas melhorias no espaço”.

Entre estas, o autarca destaca a nova configuração para tasquinhas envolvendo o palco, a mudança de espaço da Brincafeira e atribuição do antigo ao espaço das freguesias e a melhoria na iluminação.

                                                         

Conheça o Cartaz Musical:

Palco Principal

Quarta-feira, 29

António Zambujo

Quinta-feira, 30 agosto

Átoa

Sexta-feira, 31 agosto

Ana Bacalhau

Sábado, 1 setembro

Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor & Convidados

Fado com Marco Rodrigues

Domingo, 2 setembro

Quinta do Bill & Banda da Carlista

Segunda-feira, 3 setembro

Resistência

 

Palco 2

Quarta-feira, 29 agosto

Discogang 70’s

Quinta-feira, 30 agosto

One Vison – Tributo a Queen

Sexta-feira, 31 agosto

Dany Silva

Sábado, 1 setembro

Slowminded + MC Durval (Mundo Secreto)

Zinko

Domingo, 2 setembro

Celeste Mariposa

O programa conta ainda com exposições; o espaço Brincafeira, dedicado aos mais novos; Espaço Artesanato; Feira do Livro; Concurso de Mel; espaço Pequenos Agricultores; Corrida de Touros “Montemor é Praça Cheia”; atividades desportivas para miúdos e graúdos, com destaque para o Festival de natação da Feira da Luz (sábado).

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2018 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30