Alandroal

Mostra do Peixe do Rio de Alandroal "vai ter 1º congresso das Cozinhas do Rio, contando com alguns dos mais conceituados Chefs nacionais", diz João Grilo (c/som e fotos)

Reportagens 04 Mar. 2020

Decorreu esta terça feira, 3 de março, a apresentação da XI Mostra Gastronómica do Peixe do Rio à comunicação social, no restaurante Degust’Ar, em Lisboa.

O Município de Alandroal contou com a ajuda dos Chefs António Nobre e José Júlio Vintém, que deliciaram todos os presentes com alguns pratos onde o peixe do rio foi rei.

A Rádio Campanário foi um dos órgãos de comunicação social convidados a estar presente no evento, aproveitando a oportunidade falou com João Maria Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal.

O autarca começa por explicar que a realização desta apresentação em Lisboa, “resulta da necessidade de fazer chegar a mostra a outros públicos onde normalmente não chegaria se ficássemos apenas no nosso espaço de ação”.

“Esta divulgação permite levar a Mostra Gastronómica muito além do nosso território”
João Grilo 

 

O presidente considera que “existe um conjunto de jornalistas que estão ligados aos grandes meios de comunicação e que dificilmente se deslocariam a Alandroal”, logo “ao trazermos a mostra até aqui facilitamos esse processo”.

Para João Grilo “foi um encontro bastante informal e para um grupo bastante reduzido, mas que nos irá permitir passar a nossa mensagem”.

O edil lembra que “é uma aposta que já fizemos no ano passado, contamos mais uma vez com o apoio do chef José Júlio Vintém e do António Nobre”, acrescentando que “é muito importante para levar outras pessoas até Alandroal”.  

Questionado pela RC sobre alguns dos eventos que vão decorrer inseridos no certame, o autarca refere que “vamos ter a primeira edição do congresso das cozinhas do Rio”, explicando que “é uma forma que temos de aumentar o conhecimento e o debate em torno de como é que se pode potenciar a economia da gastronomia do rio”.

João Grilo afirma que “fazemos a mostra porque entendemos que é uma riqueza intrínseca do concelho de Alandroal”, acrescentando que “sabemos que é um elemento que ajuda muito a economia e o desenvolvimento do concelho”

“A Mostra Gastronómica é uma riqueza intrínseca do concelho de Alandroal”
João Grilo

O Congresso das Cozinhas do Rio vai contar com diversos convidados, como são os casos da diretora regional de cultura, Ana Paula Amendoeira, o arqueólogo Manuel Calado e chefs de todo o país. Para o edil “durante um dia vamos debater as Cozinhas do Rio”.

Naquilo que concerne ao impacto da Mostra Gastronómica nas pessoas, João Grilo considera que “é com particular satisfação que as pessoas comem cada vez mais peixe em casa, algo que não acontecia no passado”.

O autarca justifica este aumento com o facto de “as propostas para confecionar o peixe do rio são cada vez mais”, lembrando que “queremos criar e potenciar estas dinâmicas, para que as pessoas em casa tenham vontade de fazer do peixe do rio um alimento da sua ementa habitual”.

Por forma a estimular o consumo de peixe do rio em casa, João Grilo refere que “vamos ter um concurso, destinado a toda a gente, para os cozinheiros lá de casa, onde os convidamos a vir mostrar as suas receitas de peixe do rio”. Este concurso “terá alguns prémios aliciantes”.

“Queremos que as pessoas valorizem o peixe em casa”
João Grilo

João Grilo adianta ainda que “pela primeira vez vamos ter conservas de peixe do ria para venda na mostra”, acrescentando que “é um produto que se pode comer em qualquer altura do ano e que valoriza o peixe do rio”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30