Mourao

Mourão proporcionou às crianças "atividades para desfrutarem do Grande Lago" nos Encontros do Mar em Alqueva, diz autarca (c/som)

Publicado em Reportagens 19 setembro, 2018

A Praia Fluvial de Mourão recebeu, pelo segundo ano consecutivo, os Encontros do Mar, promovidos pela associação Economia Azul, em parceria com o município e com o Agrupamento de Escolas de Mourão.

Em declarações à Campanário, Maria Clara Safara, presidente da Câmara Municipal de Mourão, afirma que “temos que proporcionar às nossas crianças atividades em que disfrutem” e tenham contacto com o Grande Lago do Alqueva.

A iniciativa foi dividida em dois momentos, sendo que de manhã decorreram atividades direcionadas para o público infantil, nomeadamente a prática de desportos aquáticos (canoagem, gaivotas), jogos em terra e um teatro de fantoches.

 “Alqueva tem proporcionado desenvolvimento ao nível da agricultura e do turismo”

 

 

Posteriormente, decorreu uma sessão direcionada para um público mais adulto, em que foram debatidos temas relacionados “com o ambiente e o turismo, tudo ligado ao Grande Lago” e à influência deste no território. Exemplo desta ao nível do turismo, é a Praia Fluvial que este ano apresentou Bandeira Azul e Bandeira de Praia Acessível.

José Barata, presidente da Associação Economia Azul que lançou o repto ao município de Mourão, explica à RC que “o nosso objetivo é formar e informar sobre as questões referentes ao mar”, e as oportunidades que estre traz.

No caso de Mourão, destaca a importância de todas as medidas que têm vindo a ser tomadas no sentido de aproveitar o Alqueva “que já cá está há alguns anos e nunca aconteceu nada de especial”.

 “Fala-se muito do mar em Portugal, no entanto há poucas ideias e poucas medidas”

 

 

Tendo já realizado atividades com vários municípios, o dirigente avança a intenção de “brevemente falar com a Câmara de Vidigueira […] que tem interesse em explorar o rio”.

As suas intervenções já têm “resultados concretos”, na medida em que abre a comunicação entre as empresas e cria oportunidades de desenvolvimento.

O coordenador Francisco Chouriço afirma à RC que esta atividade ganha mais significado, num ano em que “o Desporto Escolar aprovou o Centro de Formação Desportiva de Canoagem no Agrupamento de Escolas de Mourão”.

 “Durante este ano irá funcionar em Mourão um Centro de Formação Desportiva ligado à canoagem”

 

Este estará disponível não só para a comunidade escolar onde está inserido, assim como para “outros agrupamentos e a própria comunidade”.

A atividade Encontros do Mar permite aos alunos “explorarem e experimentarem” desportos como canoagem e paddle, aponta.

O docente aponta que a praia tem condições para estas práticas, mas terá de “se apetrechar com embarcações”, assim como “um local de armazenamento”, uma vez que, considera, “isto irá desencadear eventualmente o nascimento do Centro Náutico”.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31