19.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Sousel assinou contrato para Estudos e Projetos da Conservação e Requalificação Cultural do Património Religioso. “Significa consolidar projetos virados para o património edificado e património religioso”, diz Armando Varela (c/som e fotos)

O Município de Sousel assinou na manhã de quinta-feira, dia 4 de junho o contrato para Estudos e Projetos da Conservação e requalificação Cultural do Património Religioso de Sousel.

A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo contado com a presença da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

O projeto que será desenvolvido pela Câmara de Sousel e pelos arquitetos João Pedro Falcão de Campos e pela arquiteta Estela Cameirão, contempla numa primeira fase, a Igreja Matriz, a Igreja de Nossa Senhora da Orada, a Igreja do Convento de Santo António dos Paulistas e a Igreja de Nossa Senhora da Graça na Casa Branca, disponibilizando o município numa primeira fase 37 mil euros.

No entanto o programa contempla ainda o futuro Museu dos Cristos de Sousel com o valor global de 7 milhões de euros, até ao final deste quadro comunitário. 

A Rádio Campanário assistiu à assinatura do contrato e no final falou com o presidente da Câmara de Sousel, Armando Varela que referiu que “o contrato significa consolidar projetos que temos vindo a desenvolver dentro da Câmara Municipal, sobretudo virados para o património edificado, património religioso, que temos no concelho de Sousel e que significa que vamos conceber o projeto de intervenção no património classificado e em vias de classificação”.

Armando Varela diz ainda que o objetivo “é intervencionar todas as igrejas do concelho de Sousel, vamos começar por estas que são aquelas que carecem mais de uma intervenção e de uma conservação, vamos dar-lhe uma vocação de visitação de captação de turistas para a ligação com o futuro”.

O autarca falou ainda sobre a remodelação do Centro Cultural de Sousel para acolher o Museu dos Cristos de Sousel, “e no fundo ligar a cultura ao desenvolvimento económico, ao turismo e à criação de emprego e sobretudo termos condições para receber melhor quem nos visita”.

A diretora Regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira em declarações a esta Estação Emissora, referiu que “o contrato traduz-se na aquisição de serviços a técnicos de arquitetura com trabalho realizado na área do património e com muita experiencia e esse contrato de aquisição é de facto um momento importante”.  

“A câmara ter decidido avançar com esta contratação revela que existe uma visão de conjunto, não é uma atuação pontual, tem uma visão de projeto para o futuro com intervenções de médio e longo prazo e revela que contratou técnicos e pessoas especializadas e com provas dadas na área do património histórico, arquitetónico e artístico o que é muito importante e essas componentes aliadas mostram-nos que é uma opção importante para o concelho, para o património e para a cultura”, salienta.

A finalizar Ana Paula Amendoeira diz que “Sousel tem conjuntos urbanos de grande qualidade, tradicionais, como a própria Vila de Sousel que é lindíssima, tem arquitetura tradicional de grande qualidade mas depois tem também o património religioso e algum dele vai ser agora restaurado”.

Populares