23.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

O cação “era o peixe que nós alentejanos comíamos, porque o outro não chegava cá”, explica Francisco Silva sobre Festival em Portalegre (c/som e fotos)

A União de Freguesias da Sé e S. Lourenço organizou o primeiro Festival do Cação em Portalegre, inteiramente dedicado a este peixe, que se realizou no Mercado Municipal de Portalegre no passado sábado, dia 20 de outubro. Sobre os motivos para promover o certame, o presidente de Junta, Francisco Siva, explica que “é especialmente pela tradição”, uma vez que antigamente “este era o peixe que nós alentejanos comíamos, porque o outro não chegava cá”. Além disso, acrescenta o autarca, este “foi um peixe que o povo alentejano soube trabalhar e se provar a alhada de cação, aqui na nossa zona, é diferente da sopa de cação”.

Pois, “esta é uma alhada que é feita com farinha e com alho, e com cação, que para nós é muito boa”, muito confecionada pelos portalegrenses “geralmente no Natal”, por isso “estamos a fazer o evento” com “casa cheia”, comprovou Francisco Silva, ao referir que este evento foi um “sucesso, não estava à espera até de tanta gente, tivemos aqui para cima de 300 e tal pessoas”.

Questionado sobre a possibilidade de fazer uma segunda edição deste evento, Francisco Silva foi perentório ao firmar que “penso que sim, aliás, o excito foi tão grande” por isso “temos vontade repetir”.

Por outro lado, se as receitas dos bolos revertiam para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a receita do evento vai “para as duas entidades” com quem a freguesia promoveu o evento, o Pró-Portalegre e a Tégua, com o intuito de “arranjarmos forma de eles poderem arranjar algum dinheiro com o trabalho deles também, com a colaboração, como é evidente, da Junta”.

O autarca da União de Freguesias da Sé e S. Lourenço, explica ainda que da parte da Junta “nós procuramos que as pessoas deem qualquer coisa e possam receber qualquer coisa”, por isso “se as entidades e as coletividades trabalham, têm direito a receber”.

{gallery}portalegre_festivalcacao_2018{/gallery}

Populares