17.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Orada expôs o “viver das suas gentes” no 1º Festival de Décimas e Marionetas, diz presidente da Junta (c/som e fotos)

A Freguesia da Orada, no concelho de Borba, no passado fim de semana (de 28 a 30 de setembro) esteve em festa com a realização do 1º Festival de Décimas & Marionetas, promovido pela Junta de Freguesia, com o apoio do Município.

Através deste certame, a Junta de Freguesia pretende “apresentar e dar a conhecer o espólio e o viver das suas gentes”, disse o presidente da Junta, João Morgado à RC, que prontamente explica que o passado das gentes da Orada era passado “no campo”, muito graças ao “cereal e à segunda cultura, a pecuária”.

Em tempos ponde tudo girava em torno da agricultura, hoje em dia não difere muito, mas no entanto tem outro setor que suporta a economia da freguesia, a vitivinicultura, realçou o autarca, sublinhando que “não podemos esquecer essas nossas raízes e a nossa cultura”.

O certame, para além da recriação das atividades de entretenimento de antigamente, como a noite das décimas onde eram contadas as vivências através de “versos” ou as marionetes onde numa estalagem, num café ou numa venda “armavam o palco e bailavam os bonecos”, tem em exposição o espólio Azenhal Abelho, que contém várias coleções de quadros, artesanato marionetas, tudo doado à Junta.

Questionado sobre os apoios, João Morgado esclarece que foi possível realizar esta iniciativa “através de uma parceria com o Centro Cultural de Borba” que teve candidatura aprovada pelo Turismo de Portugal, na qual o autarca não deixa de agradecer o apoio prestado pela Câmara Municipal.

{gallery}Borba_Exposicao_nuno_set2018{/gallery}

Populares