Vila Vicosa

Paço Ducal abre nova sala ao público em memória de D. Luísa de Gusmão (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 03 julho, 2017

A Fundação da Casa de Bragança apresentou ao público, na passada sexta-feira (30 de Junho), mais uma sala no piso Nobre do Paço Ducal, que dá pelo nome de D. Luísa de Gusmão.

D. Luísa de Gusmão, mulher do rei D. João IV e conhecida nos manuais de história por ter um carater ambicioso, fica conhecida pela célebre frase de incentivo ao seu marido, 8º Duque de bragança, para que subisse ao trono de Portugal, “mais vale rainha por um dia, do que duquesa toda a vida”.

A sala insere-se na visita guiada ao Paço Ducal, e situa-se logo a seguir da Sala da Restauração, sala pela qual se fala de especialmente de D. João IV nos acontecimentos de 1640, que tiveram profunda influência da Rainha pela qual se abre esta sala.

Em declarações á Rádio Campanário, Alberto Ramalheira, Presidente do Conselho Administrativo da Fundação da Casa de Bragança, que começa por referir que têm vindo “a recuperar partes do Palácio que não estavam a ser abertas ao público”.

Após relembrar as célebres palavras de D. Luísa de Gusmão, Alberto Ramalheira refere que “mostrava bem a sua ansia do colaborar na independência de Portugal”, ao qual deu “uma grande ajuda de natureza psicológica” e teve “um papel importante junto de D. João II (Duque de bragança)”.

Segundo o presidente “faz todo o sentido que se denomine, Sala D. Luísa de Gusmão”, devido a estar no seguimento de uma série de salas com importante referência á restauração da independência.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31