19.1 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Protocolo entre a UDIPSS, CNIS e Universidade de Évora “pretende incentivar ao voluntariado universitário nas IPSS”, diz Tiago Abalroado (c/som e fotos)

Decorreu esta quarta feira, 22 de janeiro, o IV Encontro das IPSS do Alentejo, no auditório da DGEST, em Évora.

Do plano de atividades do referido encontro, constava a assinatura de um protocolo de voluntariado universitário com a Universidade de Évora.

A Rádio Campanário este presente e falou com Tiago Abalroado, presidente da UDIPSS – Évora, que começa por referir que “é um protocolo de incentivo ao voluntariado universitário nas instituições particulares de solidariedade social”.

“Pretendemos incentivar ao voluntariado universitário nas IPSS”
Tiago Abalroado

O presidente explica que “vai assinado entre a Universidade de Évora, pela UDIPSS de Évora e pela CNIS”, visando que “os estudantes possam desenvolver trabalho voluntário nas IPSS”.

Para Tiago Abalroado “é importante que os jovens possam contactar com este mundo e com esta área de intervenção das IPSS”, acrescentando que “já temos alguns exemplos semelhantes no distrito e os resultados são muito positivos”.

O presidente considera que “através deste protocolo todas as nossas 80 associadas podem vir a beneficiar desta dinâmica”.

Para Cesaltina Pires, Vice-Reitora da Universidade de Évora, é importante lembrar que “a Universidade já tem um gabinete que promove o voluntariado em geral”.

A Vice-Reitora refere que este protocolo “é bom para as IPSS e para os nossos alunos”, acrescentando que “a ideia é termos um ambiente de aprendizagem que não seja exclusivamente focado na aprendizagem formal”.

“Pretendemos criar um ambiente de aprendizagem que não seja exclusivamente focado na aprendizagem formal”
Cesaltina Pires 

Cesaltina Pires deixa ainda a garantia de que “os alunos que participarem irão ter estas atividades inseridas no suplemento que acompanha o diploma, como forma de os recompensar e de o mercado de trabalho saber que eles fizeram voluntariado”.

Este protocolo de voluntariado irá permitir “aos alunos colocarem em prática coisas que aprendem nos cursos”, declara.

{gallery}tiagoabalroado{/gallery}

 

 

Populares