Vila Vicosa

Real Ordem da Imaculada Conceição "é um monumento, não de pedra, mas cultural e histórico da libertação de Portugal", diz Arcebispo de Évora (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 14 agosto, 2019

Após o Papa Francisco ter assinado o decreto que concede a Bênção Papal com indulgência plenária por ocasião do Ano Jubilar do bicentenário da fundação da Real Ordem da Imaculada Conceição de Vila Viçosa, celebrou-se esta quarta feira (14 de agosto) a eucaristia onde foi assinalada oficialmente a Indulgência Plenária Jubilar na Arquidiocese de Évora.

A eucaristia foi celebra no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, sendo presidida por sua Excelência o Sr. Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

A Rádio Campanário marcou presença e recolheu as declarações de D. Francisco Senra Coelho, que começa por referir que “estamos aqui a fazer memória daquele acontecimento tão importante para nós portugueses, que foi a libertação da presença francesa”.

O Arcebispo de Évora considera que “ao fim ao cabo celebramos o regresso da coroa do Brasil a Portugal e reassumimos a nossa autonomia”, lembrando que durante esse período “o sul de Portugal tinha como centro assumido Beja”, onde se encontrava a presença do General Junot.

D. Francisco Senra Coelho considera que “fruto da possibilidade de regressar a Portugal”, o monarca português “constitui esta ordem em ação de graças a Nossa Senhora”.

“Esta Ordem constitui a renovação da consagração a Nossa Senhora, iniciada por D. João IV em 1640”
D. Francisco Senra Coelho

Os anos foram passando e “esta ordem passou a ser uma instituição honorífica para pessoas que aqui sofreram durante as invasões francesas”, refere o Sr. Arcebispo.

A Real Ordem da Imaculada Conceição de Vila Viçosa “ficou sempre ligada ao Duque de Bragança (…), ele nunca abdicou de ser a pessoa que a preside”.

D. Francisco Senra Coelho considera que “estamos perante um monumento, não de pedra, mas cultural e histórico da libertação de Portugal do poder francês”, acrescentando que “ao celebrar estes 200 anos somos convidados a valorizar a nossa liberdade”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31