Elvas

Requalificação da Piscina José Vicente Abreu em Elvas "resulta da articulação de todas as partes e é essencial para o concelho", diz Sec. Estado (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 15 julho, 2019

Decorreu no passado sábado, 13 de julho a inauguração da requalificação do cais envolvente às cubas da Piscina José Vicente Abreu do Clube Elvense de Natação.

A inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

O investimento foi de cerca de 70 mil euros, contemplando a beneficiação e renovação do cais envolvente às cubas.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que considere “muito importante uma infraestrutura que está ao serviço da população ser melhorada”, acrescentando que para isso “a articulação das partes é absolutamente essencial”.

João Paulo Rebelo explica que “o que aqui aconteceu foi que o IPDJ tem um programa “PRIDE” que permitiu que células base do sistema desportivo nacional se candidatassem, e hoje é possível estarmos aqui na inauguração desta requalificação em que o município de Elvas foi absolutamente essencial”.

 “O fundamental é que se preste o melhor serviço aos clientes do desporto nacional”
João Paulo Rebelo

Questionado pela RC sobre a importância dos apoios a modalidades como a natação, o secretario de Estado considera que “temos um país rico do ponto de vista desportivo, não podemos ser um país de monocultura desportiva”, referindo que “são inúmeros os títulos a nível mundial e europeu nas mais diversas modalidades, Portugal começa a ser reconhecido a nível desportivo, e isso é o trabalho que clubes, associações, câmaras municipais, o estado e o IPDJ têm realizado nos últimos anos”.

João Paulo Rebelo acrescenta ainda que “o saber nadar é uma competência que qualquer menino ou menina do nosso país tem de ter”.

Relativamente ao peso do programa “PRIDE” junto dos clubes de base local, o governante “reconhece” a importância, justificando que “as verbas têm vindo a aumentar de ano para ano, no total da legislatura temos 4.5 milhões de euros de investimento da administração central”. João Paulo Revelo esclarece então que “estes 4.5 milhões significaram quase 15 milhões de euros de investimento em infraestruturas”, referindo que a “a taxa de execução do programa é de 100%”

Para Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, a piscina José Vicente Abreu “têm sido um pilar fundamental naquilo que é a natação em Elvas”, uma vez que “foi o primeiro equipamento em termos de serviço público ao nível da natação”.

O autarca considera que “vamos dar mais um passo importante, que é por ao serviço do clube um novo cais”, acrescentando que “não vamos ficar por aqui, as intervenções necessárias são mais”.

Nuno Mocinha reconhece que “o governo português, através da secretaria de estado da juventude e desporto tem sido um parceiro importante”, na concretização destes melhoramentos.

“É um dia feliz não apenas para o clube, mas para toda a cidade"
Nuno Mocinha

Questionado pela RC sobre a importância de programas como o “PRIDE”, o autarca considera que “muitas vezes serve mais que um empurrão, serve para que exista um enquadramento que discipline a atuação dos municípios, do estado e dos próprios clubes naquilo que é a requalificação do seu parque desportivo”.

    

  

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31