Mourao

'Saberes e Sabores da Raia' em Mourão para "dar a conhecer os produtos locais e promover a região". A RC deixa-lhe as imagens (c/som)

Publicado em Reportagens 25 maio, 2019

Foi inaugurada esta sexta feira, 24 de maio, em Mourão mais uma edição da Feira Saberes e Sabores da Raia.

Este certame apresenta espetáculos musicais, atuações de grupos corais e sevilhanas, confeção e provas de produtos da região, entre outras atividades que prometem animar a vila durante todo o fim de semana.

A Rádio Campanário marcou presença na cerimónia de inauguração e recolheu as declarações de Maria Clara Safara, presidente da Câmara Municipal de Mourão.

A autarca começa por referir a esta estação emissora que “pretendemos dar continuidade à feira de maio”, acrescentando que “faz 6 anos que lhe damos um tom diferente, num espaço diferente”.

Maria Clara Safara refere que “pretendemos dar destaque aos produtos locais”, bem como aos “saberes locais”, destacando o “cante alentejano, a cozinha regional”. A praia fluvial de Mourão não foi esquecida, referindo a autarca que “ao trazermos aqui pessoas, também divulgamos a nossa oferta turística, e a nossa praia tem sido um motor de desenvolvimento do concelho”.

“Pretendemos mostrar os produtos locais, promovendo-os e dinamizando a região”
Maria Clara Safara

A edil destaca ainda as “empresas aqui sediadas que criam postos de trabalho” e que aproveitam este certame para dar a conhecer o seu trabalho.

Para Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura, “a gastronomia é uma parte muito importante da nossa cultura”, apontando “que é uma das razões pelas quais tanta gente nos visita”.

A diretora Regional de Cultura destaca ainda a “importância deste certame em preservar a identidade muito forte da região”. Ana Paula Amendoeira considera que “pela história que Mourão tem na doçaria” é importante “a autarquia apostar neste certame, que valoriza tudo aquilo que é nosso”.

“A cultura e a agricultura têm de andar de braço dado”

Ana Paula Amendoeira afirma “a importância dos produtos da região” e do “conhecimento para a sua transformação”, bem presentes em Mourão.

José Calado, diretor Regional de Agricultura e Pescas refere que “os sabores são algo que nós temos necessidade na nossa alimentação”.

“Saberes e Sabores está tudo interligado com a Agricultura”

O diretor considera que “tem de existir uma ligação entre a direção e todos os eventos que tenham a ver com saberes e sabores”, justificando que “a própria agricultura resulta de um conjunto de saberes adquiridos, que nos proporcionam um produto que iremos utilizar na nossa alimentação”.   

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31