Santo Amaro

Santo Amaro volta a cumprir a tradição da Bênção do Gado (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 14 maio, 2018

Uma das tradições mais antigas do concelho de Sousel, a Bênção do Gado em Santo Amaro, voltou a ser cumprida no passado sábado (12 de maio), uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Santo Amaro e pela Câmara Municipal de Sousel.

A Rádio Campanário esteve presente no evento e falou com o autarca souselense, Manuel Valério, que destaca a participação de jovens e da comunidade escolar, motivo pelo qual afirma que “é sinal de que a tradição se irá manter por muitos e muitos anos”.

Apesar da tradição se ter “perdido durante algum tempo, em boa hora, a Junta de Freguesia de Santo Amaro recuperou-a”, sublinhou o edil, realçando que os órgãos municipais pretendem “captar pessoas dos concelhos limítrofes”, e para isso fez-se a tradição e associou-se a 4ª Festa do Bolo Branco.

Também à RC, Nélio Painha, presidente da Junta de Freguesias de Santo Amaro, destaca a importância desta tradição, que remonta “ao passado e nos faz viver o que de melhor tivemos na aldeia”.

Segundo o presidente de Junta, a tradicional bênção do gado era para “dar boa produção aos pastores e granadeiros”, algo recriado naquilo que considera o “momento de apoteose”, quando os animais passam pelo meio da população e são benzidos pelo padre.

Reconhecendo que alguns animais têm dificuldade por não estarem “habituados a lidar com pessoas”, outros, como é o caso dos animais de estimação das crianças souselenses, sentem-se mais à vontade, tal como se pôde comprovar com a adesão da comunidade escolar.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31