10.1 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Secretária de Estado do Turismo fez “visita técnica” à Fortaleza de Juromenha (c/fotos e som)

Na passada sexta-feira, dia 5 de janeiro, a Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal, recebeu a visita de Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, que foi acompanhada pelo Presidente do Município, João Grilo, e representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, da Entidade Regional de Turismo e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Em declarações à RC, Ana Mendes Godinho explica que se tratou de uma “visita técnica” para avaliar o estado do imóvel e a viabilidade do mesmo integrar o Programa REVIVE.

Relativamente à possível integração da Fortaleza de Juromenha na segunda fase do Programa REVIVE, diz ser objetivo da presente visita “avaliar a própria situação em que se encontra o imóvel, e ver se existem condições, ou não, para integrar um segundo momento do REVIVE”.

Tratando-se de um programa que abre património do Estado a investimento público, surge como “uma forma de estes edifícios serem recuperados, mas também serem espaços que possam ser usados por todos”.

Questionada se o Governo por si só não conseguiria recuperar os imóveis, afirma que o que foi feito, em conjunto com o Ministério da Cultura Defesa e Finanças, foi um trabalho de levantamento dos imóveis “degradados e que precisavam de investimento”.

A integração da Fortaleza de Juromenha no REVIVE, “depende de uma concertação de vontades entre todos os parceiros […] para garantir que é uma operação que tem viabilidade para ser lançada”, pois apenas são integrados no programa, imóveis com “condições de ter interessados”.

Perante a verificação dessa viabilidade, e inquirida sobre possíveis datas de lançamento do concurso, Ana Mendes Godinho, aponta os “levantamentos arquitetónicos dos imóveis e o estudo patrimonial por parte do ministério da cultura para identificar e garantir que os patrimónios culturais em causa são salvaguardados”, necessários para os concursos.

Não avançando datas, afirma serem “processos que precisam de tempo”, e que dependem “de várias variáveis e de vários intervenientes” sendo, contudo, cruciais na definição “de intervenção no próprio espaço, para que não haja uma adulteração do património”.

João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, à RC, realça a importância da visita da Secretária de Estado do Turismo, como “mais um passo de congregação de esforços para que Juromenha entre definitivamente no REVIVE”.

Segundo o autarca, as “impressões” trocadas com a Secretária de Estado, “são bastante positivas e levam-nos a pensar que é possível desbloquear esta situação e esse projeto ser uma realidade”.

Questionado relativamente ao facto de ainda se verificarem interesse por parte de investidores privados como demonstrado no passado, João Grilo declara não “nenhum contacto específico de nenhum privado que tenha demonstrado absoluta vontade e interesse”, contudo, acredita que “no momento em que Juromenha entrar no REVIVE” estes surgirão, demonstrando que “o objetivo de valorizar Juromenha é altamente interessante do ponto de vista do desenvolvimento económico”.

Esta integração da Fortaleza no programa, destina-se à sua conceção “para fins turísticos”, nomeadamente na área da hotelaria, realçando o autarca que “será sempre um imóvel público […] ao dispor de toda a gente”.

O projeto recentemente anunciado da Praia Fluvial de Juromenha, surgiu também como uns dos tópicos falados com a Secretária de Estado, encontrando-se “candidatada e vai ser agora analisada”, assim como “outros projetos do concelho”. O Presidente do Município realça a recetividade sentida, “para que sejam analisados com seriedade e com todo o cuidado, para que o desenvolvimento turístico de Alandroal seja uma realidade”.

O balanço da visita é assim bastante positivo, afirmando o autarca que possibilitou dar à Secretária de Estado do Turismo a perceção de que “temos (Alandroal) um conjunto de intenções que são bastante interessantes” que “permitem posicionar o Alandroal no caminho que nós pretendemos de ser uma referência do turismo e do património a nível regional e nacional”.

 

{gallery}alandroal_juromenha_sec_estado_turismo_18{/gallery}

Populares