Estremoz

Secretária de Estado visitou Portas dos Currais em Estremoz, património “que há muitos anos não tinha qualquer tipo de intervenção”. A RC deixa-lhe as fotos da visita (c/som)

Publicado em Reportagens 21 maio, 2019

A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, esteve na manhã desta terça-feira (21 de maio) em Estremoz, no âmbito de uma visita a projetos apoiados por fundos europeus no Alentejo, organizada com a colaboração da CCDRA (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo).

A Campanário acompanhou a visita em que a governante conheceu o projeto de reabilitação das Portas dos Currais e Muralhas Adjacentes, património “que há muitos anos não tinha qualquer tipo de intervenção”, aponta Maria do Céu Albuquerque, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, em declarações a esta estação emissora.

A governante explica que ao longo do dia serão visitados “projetos em diversos domínios dos 1100 milhões de euros que estão ao serviço do Alentejo”.

A escolha dos locais visitados em Estremoz, Évora, Viana do Alentejo, Alvito e Beja pretende “chamar a atenção das pessoas para aquilo que os Fundos Europeus estão a contribuir” para o desenvolvimento e coesão.

“Vamos visitar aquilo que de melhor se está a fazer nesta região para garantir a qualidade de vida e competitividade respeitando a identidade dos territórios”
Maria do Céu Albuquerque

Para além de projetos no âmbito patrimonial, a visita contemplo projetos de requalificação de espaço publico, na área da formação e a construção de uma creche. “Escolhemos projetos diferentes para mostrar o quão importante é esta diversidade na construção do nosso futuro coletivo”, explica.

Para Roberto Grilo, presidente da CCDRA é importante destacar que “estamos a dar algum conhecimento e visibilidade daquilo que é o resultado da aplicação dos fundos da região).

O presidente da CCDRA destaca a valorização “no âmbito do património” que estes fundos permitem “reabilitar a região”.

“Está tudo programado para que a execução dos fundos se verifique no normal funcionamento do quadro comunitário”
Roberto Grilo

Roberto Grilo afirma aos microfones da Campanário que o principal objetivo é “demonstrar que a execução está no terreno”.

Francisco Ramos, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, diz a esta estação emissora que a visita permitiu à secretária “ver em loco o que estamos a fazer em termos de reabilitação de património”.

Intervenção nas Portas dos Currais “era imprescindível”
Francisco Ramos

 

A obra de Reabilitação e Requalificação das Portas dos Currais e Muralhas Adjacentes, que se encontra a decorrer e que representa um investimento total de 846.622,70€, alvo de uma candidatura elaborada no âmbito do Aviso ALT20-14-2016-11 – Património Natural e Cultural do Alentejo 2020, comparticipada a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

“Era imprescindível” que esta intervenção “se fizesse uma vez que as Portas dos Currais estavam num estado de degradação já muito avançado”, aponta o autarca.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31