16 setembro, 2019
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

Montemor o Novo

“Sopas tradicionais e mais criativas” no XIV Festival das Sopas de Montemor-o-Novo, diz Presidente de Montemor-o-Novo (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 13 novembro, 2017

Decorreu este fim-de-semana em Montemor-o-Novo¸ entre os dias 10 e 12 de novembro, a 14ª edição do Festival de Sopas.

O evento visa apelar “ao consumo de sopa” e à valorização da gastronomia e produtos locais e regionais, explica Hortênsia Menino, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, em declarações à Rádio Campanário.

Contando o evento “com cada vez mais participantes”, surge como uma forma de valorizar as “receitas da nossa gastronomia tradicional e também da inovação”, sendo apresentados aos visitantes desde “sopas mais tradicionais” às “sopas mais criativas”.

Para além dos expositores, o festival tem “momentos de animação musical”, surgindo como uma oportunidade para o crescente número de participantes aproveitar “para conhecer também a nossa cidade e o nosso concelho”.

Como presença recorrente no Festival das Sopas de Montemor-o-Novo, surge o cozinheiro Jaime Balsa (proprietário da Marisqueira Jaime - Évora), com a Petisqueira Jaime.

“Tenho prazer em representar aqui os meus produtos”, afirma em declarações à Rádio Campanário, acrescentando ser um evento onde vende bem os seus produtos.

Desde a sopa da pedra, à sopa de peixe, passando pela sopa camponesa, Jaime Balsa garante utilizar apenas produtos produzidos e adquiridos no Alentejo (com a natural exceção do peixe).

José Trindade Soares, produtor dos Vinhos Almansor, surge também como expositor “muito repetente” no evento, como declara à Rádio Campanário.

José Manuel Soares afirma ser um festival dedicado “à gastronomia de Montemor-o-Novo, vinhos e sopas, como todos os outros produtos alimentares” do concelho, sendo fundamental ações de difusão dos mesmos.

Sendo estes uma prática comum do Município, afirma, surgem como uma forma de divulgar junto dos visitantes “aquilo que de melhor a terra lhes pode dar”, e o que de melhor é feito no Alentejo.

A região Alentejo, afirma, é “uma mais valia portuguesa, com certeza”. Questionado se o Alentejo estará a ser agora descoberto, o produtor replica - “acho que Portugal é que está a ser descoberto”, fazendo o turismo “parte do equilíbrio da nossa balança de pagamentos de uma forma cada vez mais determinante”.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30