Campo Maior

“Temos uma juventude à altura do compromisso que é fazer de Portugal um país melhor”, diz Sec. de Estado em Campo Maior (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 05 dezembro, 2018

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) entregou, esta quinta-feira (5 de dezembro), no Centro de Ciência do Café em Campo Maior, os Prémios “Associativismo e Voluntariado Jovem” 2018, numa organização da direção regional do Alentejo.

Entre os 13 vencedores, o projeto “Suão TV – A Sintonização Solidária” da Associação para o Desenvolvimento Comunitário (SUÃO), que em formato digital aborda a realidade da localidade de São Miguel de Machede, saiu premiado pelas “Boas Práticas/ Associativismo Juvenil” e o projeto da Câmara Municipal de Beja foi reconhecida com o prémio de boas práticas de voluntariado jovem, com o projeto Urban Forestry destinado à prevenção, vigilância e conservação de espaços florestais.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, presente na cerimónia, afirmou que “o IPDJ financia, dá apoio e cria as melhores condições para que o associativismo juvenil se possa desenvolver da melhor forma no nosso país”. Pois, “nós não podemos desperdiçar esta energia transformadora dos jovens”, pautada pela “entrega” e “generosidade que os jovens têm, seja no associativismo juvenil, estudantil”, ou na “entrega a programas e projetos de voluntariado”.

“Nós não podemos desperdiçar esta energia transformadora dos jovens”

 

Ao celebrar esta entrega no Alentejo, afirma que “estamos também a aproveitar para dar como exemplo, para todos os jovens do nosso país, para todas as organizações do nosso país, estas boas práticas”, agora em destaque.

“Temos uma juventude à altura desse compromisso, que é fazer de Portugal um país melhor”

 “É absolutamente fundamental que os jovens participem” e “estejam envolvidos” na sociedade, acrescenta o governante, pois “a sociedade, o país, precisa efetivamente dos jovens”. Por isso, “hoje que temos a geração melhor preparada de sempre, temos que fazer render o investimento que foi feito nesta juventude”, afirma João Paulo Rebelo. Porque “o país pode estar descansado”, pois “temos uma juventude à altura desse compromisso, que é fazer de Portugal um país melhor, mais justo, mais desenvolvido” e “coeso socialmente”.

Miguel Rasquinho, presidente do IPDJ do Alentejo, destaca que foram premiadas associações “de todo o Alentejo, desde Beja até ao distrito de Portalegre”.

“É uma satisfação ter aqui todo o país representado a receber estes prémios”

 

De todos os parâmetros premiados, a região Alentejo não apresentou qualquer candidatura ao Associativismo Estudantil, “por problemas vários das associações”, lamenta. Contudo, “estou convencido que nos próximos anos já teremos candidaturas”, aponta.

A escolha de Campo Maior para a realização do evento, prende-se com a estratégia de “distribuir todas as iniciativas e atividades do IPDJ” pela região.

Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, a esta estação emissora, destaca a importância do reconhecimento da importância do associativismo pelas entidades públicas.

“É preciso percebermos como somos capazes de preparar um Portugal mais solidário”

 

O autarca aponta que a necessidade de ser desenvolvido, por parte do Governos e das entidades públicas, não só um trabalho de cooperação, mas também de criação de “mecanismos de capacitação em torno do associativismo”, e de preparação dos jovens para o mercado de trabalho.

Por seu turno, o Comendador Rui Nabeiro, afirma-se “sem dúvida” como um ativo no associativismo e junto dos jovens, dizendo que “de facto, nasci para estar perto das pessoas”.

"De facto, nasci para estar perto das pessoas”

 

Ao mesmo tempo, diz que o que “é necessário nos jovens, aquela atitude, aquele querer de encararem a vida e o nosso país como ele merece”.

Sobre a entrega destes prémios, considera que “tudo é um incentivo”, pois “dá sempre orgulho, valor, atitude e dá também querer ser mais”. 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2018 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31