Santo Amaro

“Tentamos para o ano voltar a cumprir” a tradicional Bênção do Gado, mas “estamos cada vez com mais dificuldades”, diz pres. da Junta. A RC deixa-lhe as fotos (c/som)

Publicado em Reportagens 13 maio, 2019

A tradicional Bênção do Gado em Santo Amaro voltou a ser cumprida este sábado (11 de maio), numa iniciativa da Junta de Freguesia de Santo Amaro e do Município de Sousel. Nesta que é uma das mais antigas tradições do concelho, o gado foi benzido pelo pároco local, Padre António Nabais.

Do programa conjunto com a 7º Festa do Bolo Branco, Atividades Económicas, Artesanato e do Campo, contaram encontros de orquestras e de ranchos, e vários espetáculos musicais.

A Rádio Campanário esteve presente no evento e falou com Nélio Painha, presidente da Junta de Freguesia de Santo Amaro que declara que “cada vez é mais difícil cumprir a tradição”.

"Cada vez é mais difícil cumprir a tradição"
Nélio Painha

O autarca aponta “problemas gravíssimos em arranjar gado para passar na festa”, que se prendem com a deslocação dos animais até ao local da bênção. É uma tradição que “tentamos para o ano voltar a cumprir, mas vai chegar o momento, que se não houver mais ajudas, vais ser muito mais complicado”.

"O bolo branco de Santo Amaro pode vir a ser uma alavanca económica para a nossa aldeia"
Nélio Painha

A esta “festa mítica” foi aliado “o bolo branco, um bolo único no país” que o autarca defende que “pode vir a ser uma alavanca económica para a aldeia”. No dia da bênção do gado, juntaram-se em Santo Amaro “cerca de mil pessoas a almoçar”, contando o evento ao longo dos 3 dias com “20 stands, exposições e tasquinhas” e a presença de “5 ranchos folclóricos e 3 orquestras”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31