14.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Uma sociedade organizada que está a duas velocidades”, é a reflexão de Regina Marques, na Conf. para a Igualdade (c/som e fotos)

A CERCIESTREMOZ, organizou a I Conferência “Refletir e Agir pela Igualdade”, no dia em que se assinala o Dia Municipal da Igualdade. Esta iniciativa decorreu na manhã da passada quinta-feira, na Casa de Estremoz, contando com a presença da oradora, Drª Regina Marques, que representa o Movimento Democrático de Mulheres (MDM).

“Refletir e Agir pela Igualdade” foi o tema central da conferência, que iniciou com um vídeo alusivo à igualdade mostrando os formandos da instituição nas suas aprendizagens profissionais. Um encontro de imagens e expressões, uma mistura que deixou os participantes de “olhos na tela”, uma apresentação e moderação da Dra. Ana Maria Dias, responsável da Cerciestremoz, que explicou à Rádio Campanário como é importante o ‘Saber Estar e o Saber Ser’ na formação para a inclusão.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/cercietz_Dra%20ana%20maria_25out.MP3{/play}

Regina Marques, a oradora do MDM, mostrou-nos a diferença entre o “de mulheres” e “das mulheres democráticas” marcando as suas palavras numa igualdade de género, que se volta a acentuar, frisando que “muitos patrões estão a não querer encaixar mulheres, não querem comprometer-se com as mulheres, penalizando-as no acesso ao emprego”. Diz ainda que as pessoas precisam “aprender a falar” para resolver as questões das desigualdades.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/cercietz_regina%20marques_25out.MP3{/play}

O presidente da Cerciestremoz, Jorge Canhoto, diz que a instituição quis assinalar esta problemática, neste Dia Municipal da Igualdade, direcionada aos grupos de formação profissional e centro de atividades ocupacionais, num objetivo de integração dos seus clientes nas questões da igualdade. Problemas que o responsável considera que “sempre existirão, daqui a 50 anos haverá, talvez um pouco menos”, frisando também que “fala-se muito de direitos e esquecem-se os deveres”.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/cercietz_presidente_canhoto_25out.MP3{/play}

Com a certeza que mais conferências vão acontecer, a Cerciestremoz, contou com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e do MDM.

 

Populares