Imprimir esta página

Borba

Utentes realizaram tradicional “Matança do Porco” na Aldeia Social da SCM de Borba (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 26 janeiro, 2018

Na passada sexta-feira (26 de Janeiro) a Oficina do Idoso, na Aldeia Social da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Borba, recebeu a tradicional “Matança do Porco” realizada pelos utentes da instituição.

Em declarações à RC, Januário Cardoso, animador Sociocultural, refere que a iniciativa pretende, para além de “revitalizar a tradição”, proporcionar aos utentes “o reviver de momentos antigos”.

“Ao longo dos anos era um hábito as pessoas fazerem a matança do porco nas suas casas, mas hoje em dia tem desaparecido por várias circunstâncias”, acrescentou o animador sociocultural, reconhecendo que “é uma tradição que está a desaparecer”.

Januário Cardoso diz ainda que, “como era hábito eles [utentes] fazerem isto, pensámos em revitalizar esta tradição e fazê-la na Aldeia Social”, acrescentando que ao evento é “praticamente feito pelos utentes”.

Com inicio pela manhã, a Matança do Porco prolongou-se até tarde, tendo estado à mesa pela hora do almoço “cerca de 60 utentes das várias respostas sociais”, curiosamente só homens, numa refeição onde se ouviu fado e música tradicional para acompanhar “a cachola, o sarrabulho e os petiscos tradicionais”.

Questionado sobre o plano de atividades que a SCM desenrola ao longo do ano, Januário Cardoso realça que o programa anual “abrange vários escalões, idades e toda a gente”, onde sublinha que a instituição “não quer fazer atividades só para os utentes, faz atividades também para o exterior e para a comunidade em geral”.