Vila Viçosa: Personalidades do concelho distinguidas com Medalhas de Mérito Cívico

Reportagens 26 Abr. 2013

O 25 de Abril de 1974 foi assinalado no concelho de Vila Viçosa com iniciativas em todas as freguesias.

Na sede do concelho realizou-se a 1ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal, na qual interveio um Deputado de cada Grupo Parlamentar, e onde Carlos Portas proferiu a palestra “Do Estado Novo para o 25 de Abril”.

Durante a cerimónia foram atribuídas Medalhas de Mérito Cívico a Francisco Lourinhã, Filipe Cunhal de Almeida, Carlos Portas e Joaquim Duarte.

A Rádio Campanário transmitiu em direto a cerimónia. No final falámos com os homenageados e também com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Luís Roma referiu que este ano sugeriu que a Assembleia fosse diferente para que se homenageassem figuras do concelho e ao mesmo tempo relembrar na primeira pessoa o que foi o 25 de Abril através da palestra de Carlos Portas.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/roma_26abril.MP3{/saudioplayer}

Carlos Portas que proferiu a palestra “Do Estado Novo para o 25 de Abril” relembrou alguns momentos de então, dizendo que Portugal sempre foi um país pequeno, e que é sério o momento que se está a viver. O orador falou ainda da família que sempre esteve envolvida na atividade politica e contra o regime antigo.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/carlos%20portas_26abril.MP3{/saudioplayer}

Joaquim Duarte que também foi homenageado neste dia, disse à reportagem da Rádio Campanário que nunca foi muito ativista, embora a circunstancia o tenha empurrado para tal.

Joaquim Duarte contou ainda que foi com surpresa, que na altura, recebeu a nomeação para a Comissão Administrativa.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/joaquim%20duarte_26abril.MP3{/saudioplayer}

Francisco Lourinhã também foi distinguido pelo município calipolense. O homenageado contou à Rádio Campanário como era o funcionamento da câmara na altura, referindo que existiam muitas dificuldades, e que o seu projeto consistia na construção de infra-estruturas.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/lourinha_26abril.MP3{/saudioplayer}

 

Filipe Cunhal de Almeida, também foi distinguido com a medalha de Mérito Cívico, a título póstumo.

Para a receber esteve presente Eduardo Almeida, que visivelmente emocionado, disse à reportagem da Rádio Campanário que foi feito o reconhecimento de quem contribuiu para a terra e deu tudo o que tinha na vida, tendo deixado pegadas de continuidade.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/almeida_26abril.MP3{/saudioplayer}

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30