Pardais

“Vim porque encontrei um presidente de Junta com muita força” e “confirmei a excelência da laranja de Pardais”, diz secretário de Estado (c/som e fotos)

Publicado em Reportagens 29 março, 2019

A II Feira da Laranja de Pardais (Pardais, Vila Viçosa) foi inaugurada esta quinta-feira, dia 28 de março, numa cerimónia que contou com a presença de Miguel João de Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, de José Godinho Calado, diretor Regional de Agricultura do Alentejo e de vários autarcas.

Em declarações à RC, o secretário de Estado enaltece o empenho do presidente da Junta de Freguesia de Pardais e destaca a qualidade da laranja de Pardais.

“Tive oportunidade de confirmar a excelência do produto, de confirmar o quanto se pode fazer e inovar com este produto”
Miguel João Freitas

Feira da Laranja de Pardais "é a festa de uma comunidade que precisa ser apoiada nesta iniciativa", aponta o governante.

O secretário de Estado aponta a necessidade de haver união entre os proprietários e produtores para um desenvolvimento “que permita olhar não apenas para a laranja, mas para um conjunto de coisas à volta da laranja”.

Inácio Esperança, presidente da Junta de Freguesia de Pardais, diz à RC que a laranja de Pardais é um “produto que tem muito nome, desde Portalegre até Almodôvar”.

O presidente da Junta de Freguesia destaca a necessidade de se “começar a olhar” para a laranja “com olhos de quem o quer rentabilizar e promover”.

“Temos que começar a olhar para esse património que foi deixado, com olhos de quem o quer rentabilizar e promover”
Inácio Esperança

“Hoje fez-se um bocadinho de história desta freguesia”, afirma, considerando que Pardais não recebia um secretário de Estado desde o regime de Salazar, e acrescenta o desejo de se alcançar o objetivo de conseguir “ajuda deste secretário de estado e deste governo, para os projetos” que pretendem desenvolver no território.

Em declarações à RC, José Velez, diretor Regional Adjunto de Agricultura e Pescas do Alentejo, aponta melhorias nesta segunda edição do evento, ao nível “do espaço, do número de expositores e do interesse que está a provocar”.

“O evento está-se a tornar importante na freguesia e nas freguesias e concelhos vizinhos”
José Velez

O dirigente destaca “a força de vontade da Junta de Freguesia” como “essencial para criar este evento que se está a tornar não só importante na freguesia” assim como na região.

A cerimónia terminou com atuação do grupo de cantares alentejanos, As Cantadeiras de Redondo. O certame decorre na freguesia do concelho de Vila Viçosa até ao dia 31 de marco, com animação musical e colóquios. 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30