13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

XI Festival Dionísio Bandalhinho em Hortinhas “permite que estas freguesias tenham vivência cultural”, diz José Maneiras (c/som e fotos)

RC

O XI Festival Dionísio Bandalhinho, decorreu em Hortinhas (Alandroal), no passado sábado dia 28 de setembro.

Em palco estiveram o Grupo Trigueirão no Relheiro (Hortinhas), os alunos da Escola de Música de Instrumentos Tradicionais de Hortinhas, o Grupo de São Miguel de Acha (Idanha-a-Nova), Grupo de Acordeões de Valência de Alcântara (Espanha), o Grupo de Cantares Barquinha Saudosa (Vila Nova da Barquinha), Luís Simenta, Grupo Cantares Popular de Bustelo (Aguada de Cima, Águeda), contando ainda com música e animação de Rui Alves e do grupo 7ª Arte.

A Rádio Campanário marcou presença no evento e falou com José Maneiras, presidente do Núcleo de Cultura Formação de Hortinhas.

O presidente começa por referir aos nossos microfones que “esta iniciativa da escola de música começou com um pedido que fizemos junto da autarquia (faz 7 anos), em que a autarquia cedeu o pagamento do professor de música”.

José apresenta o seu grupo como “pessoas que dinamizam a cultura através do cante e da música”, acrescentando que “fizemos uma pesquisa na música e é aquilo que estamos a representar”.

“Só com este intercambio que temos aqui é que estas freguesias e estes concelhos podem ter culturalmente uma vivência”
José Maneiras 

O presidente considera que “estes eventos só são possíveis graças a todos os apoios que temos, seja desde a camara até as rádios locais”, apontando a envolvência junto dos jovens, onde “cerca de 30 jovens participam ativamente nos ensaios”.

Organizado pelo Núcleo de Cultura Formação de Hortinhas, o festival conta com vários apoios, nomeadamente do Município de Alandroal e da Fundação Inatel.

{gallery}hortinhas_festival_acordeao_set19{/gallery}

 

 

 

Populares