Celebra-se hoje o Dia dos Namorados. São Valentim é uma data especial para quem celebra e vive o amor. À boleia deste dia, os restaurante enchem com casais enamorados, na partilha de uma refeição onde o prato principal é o sentimento que os une.
Em Vila Viçosa, o restaurante Paço Ducal, está esta sexta-feira com lotação esgotada. Decorado a rigor, “sob o tom do vermelho,”pintado” da cor da paixão, é o vermelho que domina o ambiente da sala de refeições. Os proprietários, João David e Maria, e os empregados ao serviço, preparam com todo o preceito as mesas que já estão decoradas com pétalas de rosas e guardanapos em formato de coração.
Em entrevista à Rádio Campanário, o dono do estabelecimento, João David, explica-nos a importância destes dias temáticos no negócio da restauração. Começa por nos referir “nestes dias nós normalmente temos sempre o restaurante cheio e nunca conseguimos satisfazer todos os pedidos devido ao grande número de solicitações.” O responsável acrescenta que “são dias importantes para o negócio local.”
Com cerca de 80 lugares, a sala está com lotação esgotada. Questionado se para esta data foi pensado algum menu especial, João sublinha que “o menu é igual aos restantes dias uma vez que a oferta do restaurante é bastante diversificada.”
Os clientes, muitos já presença habitual na casa, vêm dos mais diversos pontos do Alentejo. A este propósito, o dono do restaurante salienta que “os clientes de Vila Viçosa e do concelho são importantíssimas mas insuficientes pois, infelizmente, temos um terra com poucas pessoas” acrescentando contudo que “Vila Viçosa é cada vez mais procurada por turistas dada a sua importância histórica.”
Destaca a excelente “localização da Vila”, factor determinante para o sucesso do seu negócio dizendo mesmo “não me posso queixar”.
Com um negócio consolidado, o Paço Ducal é já uma referência na Restauração do concelho. Ainda assim, o Amor serve esta sexta-feira de pretexto para uma “casa cheia”.
Entre flores ou chocolates, o dia é de mimos para a cara metade. Frente a frente, à mesa , por entre brindes, sorrisos e declarações, o Amor é hoje o rei da festa , numa celebração pelas escolhas feitas pelo coração e com a renovação de sentimentos para que este sentimento esteja presente nas suas vidas hoje e nos restantes dias das suas vidas.
Reza a história que o Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor e romantismo chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado. O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Continuou a celebrar casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens enviaram-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.