A Universidade Sénior de Vila Viçosa – Polo da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora, projeto gerido pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, celebra hoje 17 anos de existência.
Com cerca de 50 alunos e uma vasta panóplia de disciplinas/áreas de estudo, tem desempenhado ao longo dos anos um papel determinante no envelhecimento ativo da população e na sua qualidade de vida.
A data foi assinalada no Cine-teatro Florbela Espanca, com uma Aula de Zumba e com um bolo de aniversário, num momento de convívio onde marcaram presença, para além dos alunos, alguns professores, assim como o Presidente da Câmara Municipal, Inácio Esperança, o Vice-Presidente Tiago Salgueiro, a Vereadora Mónica Lobo, a responsável pelo pelouro e ainda a coordenadora da Universidade, Beatriz Borrões.

Em entrevista aos jornalistas, a Vereadora Mónica Lobo destacou que este projeto “promove a socialização e retira os alunos do seu meio ambiente” destacando as mais diversas atividades que o grupo tem à sua disposição. Enalteceu a convivência existente entre os alunos afirmando “é essencial para a sua qualidade de vida e para o seu bem estar , sobretudo a nível cognitivo”.
Destaca que ao longo dos últimos anos a dinâmica da Universidade tem vindo a ser alterada sublinhando a criação da disciplina de temas livres “onde todas as quintas-feiras são debatidos assuntos do dia a dia e realizadas atividades fora da caixa”.
A Autarca considera também que o atual número de alunos, cinquenta, é “bastante positivo”. Enfatizou por ultimo, o trabalho realizado pela Coordenadora da Universidade Sénior, pela nova dinâmica imposta ao projeto “com um resultado que tem funcionado muito bem.”

Já Beatriz Borrões, a coordenadora, em declarações à Rádio Campanário, diz-se “muito entusiasmada com este desafio” e considera que é um projeto muito enriquecedor. Juntar gerações diferente, entende, é sempre muito “benéfico para ambas as partes e neste caso tem resultado de forma muito positiva”, em prol do objetivo maior: a felicidade de todos os que integram a Universidade Sénior.
































