O acidente teve lugar em agosto de 2024, havendo o registo de graves prejuízos ambientais no concelho. Desde aí que a Câmara redobrou cuidados, tendo lugar esta segunda-feira uma ação de fiscalização numa empresa sediada no Parque Industrial e Empresarial.
A ação foi promovida por um conjunto de entidades nacionais e regionais com competência na matéria, e na sequência de solicitações que o Município tem vindo a realizar junto de diversas entidades públicas.
Esta ação foi desencadeada após pedidos do Município para que o assunto fosse analisado com maior profundidade e envolvimento a nível nacional, considerando os impactos ambientais que têm sido sentidos no território. “O Município acompanhou os trabalhos e desenvolverá as necessárias ações subsequentes”, diz a Câmara.
“Reafirmamos, uma vez mais, que Vendas Novas é e continuará a ser um concelho com vocação industrial, mas que tal nunca poderá acontecer à custa da saúde pública, do ambiente e da qualidade de vida da nossa população. Quem cumpre será sempre bem-vindo. Quem não cumpre, saberá que esta Câmara não abdicará da sua responsabilidade de defender o interesse público, em estreita colaboração com as entidades competentes”, assinala a autarquia em comunicado.